Brasil brilha nas vitrines das Galeries Lafayette na França

Durante os meses de maio e outubro, Brasil é tema de vitrines da principal rede de departamentos da França; feira no Vale do Loire também homenageia o país em tradicional evento anual As vitrines das Galeries Lafayette na cidade de Tours e de Paris, na

  
  

Durante os meses de maio e outubro, Brasil é tema de vitrines da principal rede de departamentos da França; feira no Vale do Loire também homenageia o país em tradicional evento anual

As vitrines das Galeries Lafayette na cidade de Tours e de Paris, na BHV Voyages (Bazar de l`Hôtel de Ville), loja do mesmo grupo, homenageam o destino Brasil durante o mês de maio.

Após negociação da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) de Paris, as agências de viagens do grupo (Galeries Lafayette Voyages) vão prestigiar o país, exibindo artesanato brasileiro e imagens de destinos em suas vitrines.

Em outubro, é a vez do Brasil estar em destaque na principal loja de Paris, localizada no Boulevard Haussmann. Além disso, em maio o Brasil também é destaque em outro evento, na cidade de Tours, 240 quilômetros ao sul de Paris, que realiza todo ano a `Foire de Tours` em seu parque de exposições.

A cada ano um país é escolhido, e em 2004, do dia 1º ao dia 9, a gastronomia,música, dança, moda, cultura, artesanato, diversão, acessórios e turismo brasileiros darão o tom do evento.

A vitrine da Galerie Lafayette Voyages em Tours fica no meio de um espaço que recebe os mais diversos tipos de clientes, que é a loja de departamentos.

Em 29 de maio, a agência realizou um dia exclusivo de promoção do Brasil, a `Journèe Portes Ouvertes`. Lá, o Brasil foi motivo de festa, já que a tradicional ação comercial da Lafayette reúne diversos aspectos do país em um só acontecimento - ecoturismo, artesanato, música, etc.

O Ministério do Turismo reuniu e enviou para a Europa 30 peças para representar o artesanato brasileiro no exterior. Típicas dos seus estados de origem e feitas com matéria-prima local, estas obras vêm do Ceará, Pernambuco,Pará, Tocantins, Amapá, Piauí e Minas Gerais para enfeitar as vitrines brasileiras na Lafayette.

No dia 29 de maio, Flávia Malkine, responsável pelo EBT de Paris, esteve na agência de viagens fazendo apresentações sobre o Brasil com vídeos e respondendo perguntas do público. No final do dia, a operadora francesa Marsans sorteou duas passagens aéreas de ida e volta para Salvador.

Na Galerie Lafayette Voyages de Paris, a ambientação de toda a loja será do Brasil em outubro,mesmo mês em que acontece o popular `3J Hiver` (três dias de liquidação). Além disso, para os clientes especiais do magazine, a Galeries Lafayette Voyages realizará uma noite brasileira, com degustação de comidas e bebidas brasileiras, música e apresentação de dança.

Durante este mês também, todos os pacotes para o Brasil terão cerca de 5% de desconto. Segundo gerentes destas agências, quando há uma vitrine prestigiando um país, as vendas deste destino sobem mais de 5%.

Foire de Tours :

O evento que acontece todo ano em Tours, localizada no Vale do Loire, estimulou a Galerie Lafayette Voyages local a fazer sua `Journée Portes Ouvertes` com o Brasil,
aproveitando toda a mídia do evento, voltada para o país-tema.

A edição do `Foire de Tours` de 2003 teve 700 expositores e recebeu um público de 200 mil visitantes, com representações de diversos setores da economia e atrações para todas as idades - além das exposições, há
quadra de tênis, parque de diversões, parede de escalada etc.

`Este é o começo de uma grande campanha que pretendemos fazer junto ao mercado francês, aumentando a visibilidade dos produtos, serviços e destinos brasileiros junto ao público consumidor`, afirma Flávia Malkine.

Em 2002, os franceses foram a sexta nação que mais entrou no país, com 206 mil visitantes. No mesmo período, eles gastaram uma média diária per capita de cerca de US$ 72 e 59% deles vieram por lazer, segundo o Estudo da Demanda Turística Internacional da Embratur de 2002.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embratur

  
  

Publicado por em