Brasil busca ampliar a presença no mercado português participando da BTL

O Brasil inicia hoje, dia 18, mais uma participação na BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), que vai até o próximo dia 22, com dois objetivos. O primeiro é apresentar aos profissionais do trade local e ao público final as últimas novidades do País. O segundo,

  
  

O Brasil inicia hoje, dia 18, mais uma participação na BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), que vai até o próximo dia 22, com dois objetivos. O primeiro é apresentar aos profissionais do trade local e ao público final as últimas novidades do País. O segundo, mais amplo e ambicioso, é dar continuidade aos trabalhos de promoção junto a um mercado emissor de importância crescente, mas ainda com muito espaço para expansão.

O Ministério do Turismo, por meio da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), leva a Lisboa uma delegação com 65 co-expositores. Encabeçada pelo ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, é formada por representantes dos mais diversos segmentos e regiões do País. Eles estarão todos reunidos no novo estande brasileiro, identificados pelas cores e formas da Marca Brasil, na persecução destas metas.

O Ministério aproveita ainda a oportunidade para iniciar na BTL a promoção da terceira edição do Fórum Mundial de Turismo para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável. Ele vai acontecer de 29 de novembro a 2 de dezembro em Porto Alegre (RS).

Será a última realização no Brasil do encontro que reúne as melhores experiências internacionais de desenvolvimento sustentável e práticas pela paz, além de grandes personalidades dessas áreas em painéis temáticos de discussão. No Rio de Janeiro (RJ), em 2005, estiveram reunidos representantes de 54 países.

Para se ter uma idéia de como os olhos do mercado luso têm gradativamente se voltado para o outro lado do Atlântico, Portugal passou da oitava posição entre os países que mais enviam turistas ao Brasil, em 2001, para a terceira, em 2004.

O salto foi de um total de 165.898 visitantes enviados em 2001 para os 336.988 registrados em 2004. Um crescimento acima de 103% no fluxo. Não à toa, Portugal é hoje a principal nação européia que envia turistas ao País. Os números fazem parte do Anuário Estatístico 2005 da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo).

Além da participação em feiras de turismo, outras ações direcionadas ao mercado português acontecem através da realização de seminários de vendas, treinamentos para agentes de viagens, ações promocionais diversas, apoios a eventos, contatos com companhias aéreas, fomento ao estabelecimento de vôos charters, edições do projeto Caravana Brasil e Press Trips. A EMBRATUR realiza também ações de marketing na mídia portuguesa e deve começar, em breve, o início de uma campanha maciça.

Perfil do turista português :

De acordo com o Estudo da Demanda Turística Internacional 2003, realizado pela EMBRATUR, 76% dos turistas portugueses tiveram o lazer como motivação da visita ao Brasil. Compromissos de Negócios, Congressos e Convenções responderam por 12,5%, das razões e visitas a familiares ou amigos, por outros 10,1%. Hospedaram-se em hotéis 77,4% desses visitantes e 17,4% ficaram em casas de amigos ou parentes. Cerca de 97% dos visitantes portugueses manifestaram intenção de voltar ao Brasil.

Ainda de acordo com o estudo, as cidades mais visitadas pelos portugueses são: Recife (PE) com 27%, Fortaleza (CE) com 25,1%, Salvador (BA) com 23,5%, Rio de Janeiro, 15,6%, Natal (RN) 11,2%, Ipojuca (PE) com 10,5% e São Paulo, 4,8%.

Fonte: EMBRATUR

Del Valle Editoria
Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em