Brasil conquista profissionais de turismo na feira IT&ME

Na semana passada, o Brasil participou da maior feira de turismo de incentivo, congressos e convenções da América do Norte, a IT&ME, dentro do evento maior, o Motivation Show, em Chicago (EUA). Na quarta-feira, dia 29, a Noite Brasileira reuniu 300 c

  
  

Na semana passada, o Brasil participou da maior feira de turismo de incentivo, congressos e convenções da América do Norte, a IT&ME, dentro do evento maior, o Motivation Show, em Chicago (EUA).

Na quarta-feira, dia 29, a Noite Brasileira reuniu 300 convidados - profissionais de turismo americanos em sua maioria - com atrações, música e bebidas brasileiras. Foi a primeira vez que o Brasil participou do evento representado pelo Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) dos Estados Unidos, instalado em Nova York neste ano.

O executivo do EBT, Alexandre Raulino, esteve presente na IT&ME com o diretor de Turismo de Lazer e Incentivo da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), Airton Pereira, e o coordenador de Eventos Promocionais da EMBRATUR, Diogo Ribeiro.

Nos 116 metros quadrados do estande brasileiro, 14 co-expositores representaram o Brasil nesta feira que recebeu 17 mil profissionais em 2003 (não foram ainda divulgados pela organização os números deste ano).

`Foi bastante produtiva nossa vinda na feira e percebemos que é fundamental a presença de um EBT no país, funcionando como intermediário entre nós (entidades e empresas ligadas ao turismo brasileiro) e o mercado`, afirmou Tiago Almeida, gerente da Bahiatursa,responsável pela América do Norte.

Ações específicas puderam mostrar às entidades e empresários do turismo internacional a diversidade cultural e a infra-estrutura que o Brasil oferece.

No dia 29, o Rio Convention & Visitors Bureau e a Riotur organizaram almoço para cerca de 150 profissionais locais de turismo de incentivo e eventos. No mesmo dia, a EMBRATUR reuniu 300 empresários na Noite Brasileira, evento cultural formatado a partir deste semestre para acontecer paralelo às feiras internacionais.

Ali, foram distribuídos pares de Havaianas e os convidados dançaram ao som da banda Brazuca,com repertório de MPB, samba, funk, forró e baião. Quatro passagens de ida e volta ao Brasil foram sorteadas pela Varig e Tam, enquanto os presentes provavam caipirinha e cachaça.

`A repercussão da Noite Brasileira foi muito boa. Foi a nossa maneira de mostrarmos a alegria brasileira e todos pediram para repetirmos a festa no ano que vem`, afirmou Airton Pereira.

`Os empresários com quem tivemos contato na feira são bastante profissionais e têm interesse em trabalhar novos destinos para incentivo, um ponto positivo para o Brasil`, completou.

EBT Nova York :

O Escritório nos Estados Unidos foi aberto no mês de setembro, somando-se a outros seis responsáveis pelos mercados da América do Sul, Portugal, Inglaterra, França, Alemanha e Itália. Ainda será instalado, no início de 2005, um EBT na Espanha.

Os americanos são o segundo maior emissor de turistas para o Brasil, além de serem o primeiro em poder aquisitivo, com um gasto médio diário de US$ 106,56. Aproximadamente 630 mil norte-americanos visitam o Brasil anualmente. Destes, cerca de 41% vêm a lazer, 30% a negócios e 26% vêm para visitar familiares e amigos.

A partir de agora, o EBT promove destinos, produtos e serviços turísticos brasileiros nos Estados Unidos dando ênfase a ações de relações públicas junto ao mercado de turismo do país: montando as estratégias de participação de feiras de turismo, realização de workshops e seminários de vendas, entre outras ações.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embratur

  
  

Publicado por em