Brasil e El Salvador juntos

Representantes do ecoturismo e segmento de aventura de El Salvador estão conhecendo as melhores práticas brasileiras

  
  

Um grupo de 12 empresários e representantes do Ministério do Turismo de El Salvador desembarcou no Brasil para conhecer algumas das melhores práticas de ecoturismo e aventura do país no último domingo (5/6). A viagem, que começou em Foz do Iguaçu (PR), tem como objetivo aprender e implementar as principais metodologias adotadas por empreendimentos e pelo governo brasileiro no país vizinho.

As Cataratas do Iguaçu, a Usina Hidrelétrica de Itaipú e o Parque das Aves foram alguns dos locais visitados. Atividades como arvorismo, tirolesa, trilhas, escalada e rapel foram explicadas, ressaltando sempre as normas de segurança que devem ser utilizadas. No final do dia foram realizadas reuniões para falar sobre as melhores práticas observadas.

O projeto é uma parceria do Ministério do Turismo (MTur) e da Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores. A visita dos técnicos de El Salvador demonstra que o Brasil se tornou referência para outros países. A cooperação ajuda no desenvolvimento e fortalecimento de todo o segmento na America Latina.

“Mesmo com as diferenças naturais entre os países, a maioria das experiências vistas poderão ser aproveitadas”, disse Eli Barillas, coordenador de Cooperação Internacional do Ministério do Turismo de El Salvador. Para o empresário René Contreras, dono de um empreendimento que oferece atividades de aventura aos turistas, a visita à Foz do Iguaçu foi muito importante: “Observamos experiências relacionadas à segurança dos equipamentos e profissionalismo dos funcionários, que com certeza serão utilizadas em nosso empreendimento”.

Nesta sexta-feira (10), o grupo desembarcou em Brasília, onde participou de um seminário institucional com representantes do setor. O secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves, falou sobre os incentivos ao segmento na região centro-oeste e representantes do Sebrae Nacional e do Instituto Chico Mendes (ICMBio/MMA) abordaram algumas práticas brasileiras no setor. Da capital federal os visitantes seguirão para Bonito, em Mato Grosso do Sul.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em