Brasil negocia parceria com governo francês para projeto de ecoturismo

Os Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo vêm mantendo entendimentos com o Pnuma - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, com o objetivo de acertar a participação do governo brasileiro no Projeto Viage

  
  

Os Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo vêm mantendo entendimentos com o Pnuma - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, com o objetivo de acertar a participação do governo brasileiro no Projeto Viagens Sustentáveis.

O projeto é uma iniciativa do governo francês e busca estabelecer padrões de consumo sustentável na atividade turística em várias regiões do mundo.

Em abril, os Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo indicarão a localidade do Brasil onde uma fase-piloto do Projeto Viagens será realizada. O governo francês será responsável pelo financiamento às atividades, que devem começar a ser desenvolvidas a partir de junho próximo.

O MMA desenvolve uma série de atividades destinadas a dinamizar o turismo no Brasil. Por meio do Programa Nacional do Ecoturismo, estimula este segmento em todo o País, priorizando áreas onde de Unidades de Conservação e seus entornos.

Coordenado pela Secretaria de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável, o Programa articula as diversas ações relacionadas ao Ecoturismo executadas pelo poder público. Ações essas que incluem, por exemplo, os Programas de Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal (Proecotur) e de Revitalização da Bacia do rio São Francisco

Além de apoiar o planejamento participativo dos pólos ecoturísticos no País, o programa possui uma base de dados capaz de subsidiar a implementação de projetos que contribuam para a consolidação dos pólos. A dados incorpora estudos produzidos pelo MMA para os pólos da Amazônia, da região do Canyon do São Francisco, da região serrana do Rio de Janeiro, do Delta do Parnaíba, entre outros.

O programa contribui ainda para a elaboração, revisão e aperfeiçoamento dos marcos normativos, de monitoramento e controle e de fomento, buscando orientar o planejamento turístico, minimizando os impactos sobre o ambiente.

Fonte: MMA

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em