Brasil tem o maior estande da Bolsa de Turismo de Lisboa

O Brasil terá uma presença marcante na 17ª edição da BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), que acontece entre 19 e 23 de janeiro, em Portugal. O Ministério do Turismo, por meio da Embratur(Instituto Brasileiro de Turismo), estará presente com o maior estande

  
  

O Brasil terá uma presença marcante na 17ª edição da BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), que acontece entre 19 e 23 de janeiro, em Portugal. O Ministério do Turismo, por meio da Embratur(Instituto Brasileiro de Turismo), estará presente com o maior estande do evento.

O espaço brasileiro terá 1.204 m² e 52 co-expositores. Com quase mil exibidores, sendo 460 internacionais, a BTL é um dos maiores eventos do setor em Portugal.

Segundo a FIL (Feira Internacional de Lisboa), organizadora da feira, 84% dos participantes da edição 2004 se declararam satisfeitos, tendo concretizado ou ao menos prospectado novos negócios no evento.

“A BTL é cada vez mais importante para nós. Hoje Portugal é o segundo mercado emissor de turistas da Europa para o Brasil, e notamos um interesse crescente do trade local pelo destino brasileiro”, declara a gerente de Eventos Promocionais, Maria Katavatis, representante do Instituto na feira, juntamente com a diretora de Turismo de Negócios e Eventos, Jeanine Pires, e a executiva responsável pelo Escritório Brasileiro de Turismo (EBT), de Portugal, Vera Sanches.

Pelo último Anuário Estatístico da Embratur, o Brasil foi visitado por 228.153 portugueses em 2003, um aumento de 35,53% em relação ao ano anterior. As cidades mais visitadas são Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Natal e Ipojuca (RN) e São Paulo (SP).

Para atrair os visitantes da feira, profissionais do turismo e público em geral, o estande brasileiro terá algumas atrações especiais. As que mais devem chamar grande atenção são as presenças do técnico da Seleção Portuguesa de Futebol, Luiz Felipe Scolari, e o casal de atores Claudia Raia e Edson Celulari, conhecidos em Portugal pelas novelas brasileiras.

Já o grupo de dança folclórica Arte Brasil irá apresentar danças típicas nacionais, como coco, ciranda, maculelê, frevo, forró e xaxado; e o músico Paulo de Lima irá interpretar sucessos da música brasileira em Portugal.

Além disso, durante toda a feira, um artista vestido com as cores do Brasil irá circular em pernas de pau pelos pavilhões da BTL, atraindo o público para o estande da Embratur.

AGENDA DE FEIRAS :

A “Agenda de Promoção Comercial do Turismo Brasileiro no Mercado Internacional” prevê a participação da Embratur em 40 feiras internacionais de turismo em 2005. Até 2002, o País participava de aproximadamente 15 eventos por ano. Em 2003, esse número pulou para 24. Em 2004, chegou-se ao número atual.

Junto com as feiras, são realizados eventos paralelos, como as Noites Brasileiras, que em 2004 aconteceram em Chicago (Estados Unidos), Barcelona (Espanha), Lima (Peru), Buenos Aires (Argentina) e Santiago (Chile), e os
seminários de venda Descubra o Brasil, que no ano passado reuniram aproximadamente 1.170 participantes em Nova York, Nova Jersey, São Francisco, Los Angeles (Estados Unidos), Paris (França), Londres (Reino Unido), Santiago e Montevidéu (Uruguai).

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embratur

  
  

Publicado por em