Brasil tem participação de destaque na FIT Buenos Aires

Terminou, na terça-feira, dia 22/11, a 10ª edição da FIT (Feira Internacional de Turismo) em Buenos Aires (Argentina). A exposição, hoje consolidada como um grande evento do setor na América Latina e quinta maior feira do mundo, reuniu mais de 1.700 expos

  
  

Terminou, na terça-feira, dia 22/11, a 10ª edição da FIT (Feira Internacional de Turismo) em Buenos Aires (Argentina). A exposição, hoje consolidada como um grande evento do setor na América Latina e quinta maior feira do mundo, reuniu mais de 1.700 expositores de 38 diferentes países.

Ministro do Turismo Walfrido dos Mares Guia

O Brasil, por meio do Ministério do Turismo e da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), esteve presente com uma das mais expressivas delegações dos últimos anos: foram 52 co-expositores. Ao todo, aproximadamente 200 profissionais trabalharam pela promoção internacional do País.

No balanço, a percepção de um interesse elevado pelos destinos, produtos e serviços turísticos brasileiros e parcerias firmadas que devem incrementar ainda mais as receitas da atividade.

`Ao longo dos anos, a presença constante da EMBRATUR pode ser considerada como um dos fatores que ajudaram para a ampliação, manutenção e, mais recentemente, a retomada do fluxo turístico argentino para o País`, diz a diretora de Turismo de Negócios e Eventos do Instituto, Jeanine Pires.

Como reconhecimento da fidelidade aos players do turismo argentino, em especial à organização da FIT, a EMBRATUR foi agraciada com um prêmio, juntamente com outros parceiros, pela participação em todas as edições da feira. Ele foi entregue em cerimônia realizada na noite da segunda-feira (21/11), durante jantar em uma tradicional casa de tango da capital portenha.

Realizada entre os dias 19 e 22, a FIT teve a presença do Ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, como convidado da cerimônia de abertura da feira, que contou ainda com a participação do vice-presidente argentino, Daniel Scioli, do ministro de Turismo local, Carlos Enrique Meyer, e diversas autoridades internacionais.

Na seqüência, os ministros visitaram o novo estande brasileiro, concebido sob as diretrizes do Plano Aquarela de Marketing Turístico Internacional , utilizado pela primeira vez naquele país, despertando grande interesse , falaram com expositores brasileiros e a imprensa.

Com os dois primeiros dias de realização voltados para o público geral e os dois últimos exclusivamente para profissionais, foi muito grande a procura por informações do Brasil durante todo o tempo.

As diversas apresentações musicais e de dança, com números dos mais variados ritmos e estilos brasileiros, atraíram muito a atenção dos visitantes. Vitrines com artigos nacionais, como a camiseta do Santos F.C. autografada por Pelé, e produtos com a Marca Brasil fascinaram os argentinos. Além disso, a simpática participação do artista das pernas-de-pau vestindo as cores do Brasil ampliou ainda mais a divulgação.

A participação na feira contou ainda com a realização da Noite Brasileira, no dia 21, onde ocorreu um sorteio, promovido por TAM, Varig e Gol, de passagens para o Brasil, além de produtos com a Marca Brasil, produtos de Minas Gerais e da camiseta autografada por Pelé. A Secretaria de Turismo de Recife foi outra parceira na celebração.

Entre os co-expositores brasileiros, destaque para a presença da equipe da ABAV Nacional (Associação Brasileira das Agências de Viagem), com seu presidente João Martins, e a superintendente, Isa Garbin, trabalhando lado-a-lado com os demais órgãos, empresas e entidades dentro do estande da EMBRATUR pela promoção da Feira das Américas, a ser realizada no segundo semestre do próximo ano, no Rio de Janeiro (RJ).

RIO 2007 :

Durante a feira, o estande contou com a presença da equipe dos Jogos Pan-Americanos RIO 2007, que tem ido aos eventos de turismo da Agenda de Promoção Comercial do Instituto na América Latina desde a EMT (Expo Mundial de Turismo), no México, no último mês de outubro.

Além da divulgação do encontro esportivo com folheteria, o CO-RIO (Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos), em parceria com a EMBRATUR, realizou uma solenidade para entrega do título de embaixador dos Jogos Pan-Americanos RIO 2007 a um atleta apontado pelo COA (Comitê Olímpico Argentino).

Realizada na tarde do dia 21, o escolhido, o velejador Carlos Maurício Espínola, três vezes medalhista de prata em Olimpíadas, se disse honrado pelo reconhecimento internacional e prometeu trabalhar pela divulgação dos Jogos entre a comunidade esportiva de todas as Américas. A entrega foi feita por Jeanine Pires, da EMBRATUR, pelo presidente do COA, Julio Cassanello, e pela gerente-geral de Relações Internacionais do CO-RIO, Ana Mariza Ribeiro.

Em outra coletiva realizada durante a FIT 2005, conduzida pelo chefe do SECOM (Setor de Promoção Comercial) da Embaixada Brasileira da Argentina, Benoni Belli, e pelo executivo do Escritório Brasileiro de Turismo para o Mercosul com sede em Brasília (DF), João Carlos Vasconcellos, foram apresentadas as últimas ações e resultados do Comitê Visite Brasil para os integrantes do trade argentino. O Comitê é formado pelos representantes das principais empresas que operam o destino Brasil no mercado local numa associação entre iniciativa pública e privada.

Dentre os primeiros resultados que aparecem da participação brasileira na feira, pode-se citar o acordo intermediado pela prefeitura de Guarujá (SP), entre a ABAV e a Varig. Por ele, as dez maiores operadoras que vendem bilhetes aéreos de Buenos Aires para São Paulo terão tarifas diferenciadas quando incluírem em seus pacotes turísticos a cidade litorânea.

Outra novidade são as negociações conduzidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Espírito Santo para o estabelecimento de vôos charters que devem ligar a capital argentina à capital capixaba.

Houve também uma reunião entre os representantes dos Ministérios do Turismo de Brasil, Argentina e Uruguai para a integração de pacotes turísticos para o Mercosul. A reunião foi promovida pela secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul.

Os roteiros `Caminhos do Gaúcho`, `Missões Jesuíticas` e `Caminhos da Erva-Mate` foram os escolhidos para integrarem a iniciativa, que devem ter divulgação nos mercados de São Paulo, Montevidéu, Punta Del Este (Uruguai), Buenos Aires e Tucumã (PA).

Os representantes dos três países devem voltar a se reunir em dezembro, desta vez no Rio Grande do Sul. Durante o encontro também foi firmado um acordo entre o representante da província de Tucumã e da cidade de Canela (RS) para a instalação da Casa de Tucumã na cidade gaúcha.

Fonte: Embratur

  
  

Publicado por em