BTL confirma supremacia portuguesa pelo Destino Brasil

O país que tomou a liderança, em 2004, entre os europeus que mais visitam o Brasil, encantou-se com o novo estande brasileiro na BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), que terminou ontem, dia 22/1, em Lisboa (Portugal), depois de três dias para negócios e o fi

  
  

O país que tomou a liderança, em 2004, entre os europeus que mais visitam o Brasil, encantou-se com o novo estande brasileiro na BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), que terminou ontem, dia 22/1, em Lisboa (Portugal), depois de três dias para negócios e o final de semana exclusivamente para o público final.

Diretora de Turismo de Negócios e Eventos da EMBRATUR, Jeanine Pires; esposa do ministro do Turismo, Sheila Mares Guia; ministro do Turismo Walfrido dos Mares Guia e Patrícia Rodrigues

Com 68 co-expositores, o estande montado pela EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), a partir do Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional do Brasil, agradou - além do público - os profissionais participantes.

`Este espaço, desde sua reformulação no ano passado (ITB Berlim, em março), está top, com cores, design e atrações. Nunca tivemos um espaço assim`, elogiou o diretor da Santur (Santa Catarina), Valdir Walendowsky.

O diretor do Iguassu Convention & Visitors Bureau, Maurício do Amaral Lupion, concorda: `A campanha feita a partir do Plano Aquarela e a Marca Brasil, neste espaço, ajudam muito mais a vender nossos produtos`.

Lupion afirma que pra ele isso é fundamental, já que seu Convention foi ao evento na tentativa de ampliar o volume de turistas do país à Foz do Iguaçu (PR), considerado pequeno (5 mil dos 337 mil portugueses que visitaram o Brasil em 2004 passaram por aquele destino).

O estande brasileiro é também, tradicionalmente, o maior da feira. Pelo terceiro ano consecutivo, recebeu a visita do técnico da seleção portuguesa Luiz Felipe Scolari, que durante duas horas deu autógrafos tanto para o público quanto para os expositores presentes ao evento.

Também passou pelo espaço brasileiro, como no ano passado, o prefeito de Recife (PE) João Paulo, que aproveitou para elogiar a campanha `Vire fã` do Brasil. Nos dias de público, um pouco da cultura brasileira foi apresentada com bandas, malabaristas e uma dançarina de frevo.

Durante as performances, chamava a atenção o trabalho da portuguesa Patrícia Rodrigues. Com um estojo de maquiagem, em poucos minutos ela pintava crianças e adultos que queriam ter a `cara do Brasil`, como na campanha `Vire Fã`.

Antes da pintura, porém, ela falava das opções de cores e formas, detalhando seu significado. `Chego a pintar até quinze rostos em uma hora`, contava ela, pedindo pausa a um dos novos `fãs` do País.

Nesta edição, participaram pela primeira vez a Feira da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), com a presença do seu presidente, João Martins, e o Fórum Mundial de Turismo, que ocorrerá neste ano em Porto Alegre (RS) de 29 de novembro a 2 de dezembro.

Pela importância que cada vez mais Portugal tem no turismo brasileiro, a partir de agora a EMBRATUR passa a ter dois profissionais trabalhando exclusivamente naquele mercado.

Com a implantação do novo modelo dos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) no exterior, a consultora Neila Araújo, que assume agora o Escritório, aproveitou o evento para conversar com o trade local e planejar a continuidade das ações realizadas desde 2004 por Vera Sanches, que passará a cuidar com mais atenção das relações do Brasil com a mídia protuguesa.

O estande teve também a visita do Ministro do Turismo Walfrido dos Mares Guia, que reuniu-se na sexta-feira, dia 20, com o presidente da TAP, Fernando Pinto, e outros executivos da companhia portuguesa a fim de discutir uma possível ampliação no volume de vôos para o Brasil, que hoje soma 40 ligações semanais.

Em terra de tantas oportunidades, o estande da Secretaria de Turismo da Paraíba dispunha também de folders de projetos imobiliários no Estado.

`O português tem demostrado cada vez mais interesse em conhecer a Paraíba. Temos, então, de mostrar a ele todas as opções, até mesmo a de ter um imóvel lá`, contava satisfeita a diretora de Divulgação e Marketing da secretaria de Turismo de João Pessoa, Ruth Avelino.

Já a gerente Internacional da Secretaria de Turismo do Pará, Maria de Belém Gomes, durante a feira, teve a confirmação da construção de um hotel do grupo português Tavfer em Belém ainda neste ano. Será voltado a negócios e eventos. Não há qualquer outro empreendimento português neste ramo no Estado.

Fonte: Embratur

Del Valle Editoria
Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em