Caminhada percorrerá paraíso ecológico no Rio Grande do Sul

Trajeto contempla trilhas naturais no Labirinto e no Paredão da Figueira, ambos na região da Costa Doce

  
  

A região da Costa Doce – uma das mais belas do Rio Grande do Sul, constituída pelo maior complexo lacustre da América Latina, que inclui o Lago Guaíba, o Rio Camaquã, o Canal São Gonçalo e as Lagoas dos Patos, Mirim e Mangueira – abriga locais de rara beleza, voltados especialmente para quem procura contato direto com a natureza. Essa característica, associada a produtos turísticos altamente qualificados, está presente no roteiro da 1ª Caminhada dos Cerros e Lagoa da Costa Doce.

A atividade será realizada no próximo sábado (21), das 9h30min às 15h, tendo como ponto de partida a praça central de Sertão Santana, município distante 77 quilômetros de Porto Alegre. As inscrições para as 50 vagas disponíveis podem ser realizadas até esta terça-feira (17), pelo e-mail agricultura@sertaosantana-rs.com.br ou pelo telefone (51) 3495-1070. O investimento é de R$ 25 por participante. A caminhada conta com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) – por meio do projeto Hospitalidade na Costa Doce – e de empreendedores da região.

A caminhada, com aproximadamente cinco horas de duração, será dividida em três etapas: Trilha do Labirinto, trechos em estrada de chão e Trilha do Paredão da Figueira. Esses locais, lembra a gestora do projeto Hospitalidade na Costa Doce, Jussara Argoud, integram o produto turístico Trilhas de Sertão Santana.

“A beleza local, associada ao apoio de condutores especializados, que oferecem conforto e tranquilidade aos turistas, faz da Costa Doce referência na prática de atividades ligadas ao turismo. A caminhada é uma excelente alternativa para quem busca interagir com o meio ambiente”, destaca.

Durante o trajeto, conforme Jussara, os participantes irão receber lanches e água, apoio técnico da Secretaria de Saúde, com dois profissionais da área, almoço com prato típico da região, transporte da praça central até a Trilha do Labirinto e kit com boné, camiseta e sacola do evento.

A Trilha do Labirinto abriga um labirinto natural, localizado no alto de um morro, com fendas formadas por uma coleção surpreendente de rochas gigantes. Nos dias ensolarados de verão, a paisagem é adornada por uma vasta e sortida fauna. Com sorte pode-se encontrar andorinhões, gralhas, tucanos e bugios, além de avistar ao longe a Lagoa dos Patos. O grau de dificuldade do percurso é alto, e a caminhada tem duração média de 2h30min. Na Trilha do Paredão da Figueira, o cenário é composto por fortes quedas d´agua – com até cinco metros de altura –, grandes rochas e fauna e flora bem conservadas. Pelo caminho também se encontram pedras envoltas por uma figueira de múltiplas raízes que compõem um colossal paredão natural. O grau de dificuldade do passeio é médio, com duração de 2h30min.

Segundo João Meyer, responsável pelo setor turístico da prefeitura de Sertão Santana e diretor da caminhada, a atividade já está recebendo inscrições de vários municípios do estado. Para garantir a segurança da caminhada, Meyer lembra que é importante manter alguns cuidados básicos durante o percurso. “A segurança é um item fundamental em todas as práticas esportivas. No caso da caminhada, lembramos a importância de utilizar roupas leves, calças compridas para se proteger de arranhões, calçado apropriado para caminhadas, e utilização de filtro solar” destaca.

As demais recomendações ressaltadas pela equipe de organização do evento lembram o respeito à preservação do meio ambiente. “Também não podemos esquecer que recolher mudas durante o trajeto pode causar danos à vegetação local, e o único equipamento de caça permitido nas trilhas da Costa Doce são as máquinas fotográficas”, brinca Meyer. Além do Sebrae/RS, são parceiros da atividade a prefeitura de Sertão Santana, a Sociedade Geral de Empreitadas (Sogel) e os empreendimentos Wambass, Santoryni, Comercial de Cereais Maninho e Leones.

Serviço:
Sebrae/RS - (51) 3216.5165 e (51) 3216.5182
Sebrae/RS Sul - (53) 3225.0541

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em