Caraguatatuba-SP sediará a EcoAdventur Mata Atlântica

Com o objetivo de fortalecer e incentivar o ecoturismo e o turismo de aventura, os municípios do litoral norte estarão representados de 02 a 07 de setembro em Caraguatatuba para conhecer e apresentar os produtos e serviços das empresas e ONGs que se preoc

  
  

Com o objetivo de fortalecer e incentivar o ecoturismo e o turismo de aventura, os municípios do litoral norte estarão representados de 02 a 07 de setembro em Caraguatatuba para conhecer e apresentar os produtos e serviços das empresas e ONGs que se preocupam com o meio ambiente e estejam envolvidas com o turismo ecológico na região.

Preocupados com a preservação da mata atlântica, que ainda ocupa mais de 80% da área total do litoral norte de São Paulo (o que é um grande diferencial em relação a
outras regiões turísticas do litoral brasileiro, que se encontram próximas de grandes metrópoles e áreas economicamente fortes) os município vão debater questões e propostas de desenvolvimento sustentável para o fortalecimento do turismo e a preservação da natureza, buscando soluções para superar o problema da sazonalidade turística.

Segundo Carlos B. Cavalcanti, organizador do ECOADVENTUR, “O turismo é o principal fator para o desenvolvimento econômico da região e tem na Mata Atlântica uma de suas maiores atrações. Entretanto, o turismo descontrolado pode vir a ser o principal fator de
destruição dessa reserva que é um patrimônio brasileiro e da humanidade.

Daí a necessidade de criar um grande evento capaz de gerar as condições que permitirão ao Litoral Norte / SP firmar-se como uma extraordinária região para o desenvolvimento do ecoturismo e a prática dos esportes de aventura durante o ano inteiro”, afirma.

“Nosso potencial é imenso, hoje nossas praias são muito procuradas na temporada de verão e bastante conhecidas e aproveitadas para a prática do surfe, mas chegou a hora
de mostrarmos que os quatro municípios do litoral norte quando vistos como um só grande produto turístico é, potencialmente, o maior e mais variado parque temático ecoturístico e de atividades de aventura do país. E isso, muito perto de mais de 10 milhões de pessoas que se encontram em um raio de 250 quilometros”, completa Cavalcanti.

O ECOADVENTUR – MATA ATLÂNTICA LN – SP reunirá hoteleiros, operadoras e agentes de viagem; ambientalistas e líderes comunitários; estudantes e educadores; esportistas, atletas e ecoturistas; e imprensa geral e especializada; além dos milhares de turistas que estarão no local durante o feriado de 7 de setembro.

Os visitantes poderão participar gratuitamente de todos os eventos que constem da programação oficial do ECOADVENTUR – MATA ATLÂNTICA LN – SP.

Traduzindo o espírito da aventura, que vai muito além da adrenalina, o evento contará com palestras dos mais renomados ambientalistas e aventureiros, além de um
Concurso Estudantil de Redações, que tem como objetivo despertar a atenção das crianças e adolescentes para a importância da mata atlântica frente ao futuro do Litoral
Norte/SP.

A feira estará aberta à visitação pública de 03 a 06 de setembro, das 14 às 22 horas e no dia 07 de setembro, das 10 às 15 horas.

A ECOADVENTUR oferece ótima oportunidade para a apresentação de empreendimentos ecoturísticos existentes ou projetados para a região. As entidades e empresas que tenham a ver com a proteção do meio ambiente, quer privadas, estatais ou de economia mista, encontrarão uma perfeita vitrine para a exibição de seus projetos, interagindo com o público e com formadores de opinião.

Será o melhor cenário e uma grande vitrine para encontrar ou expor equipamentos e soluções de hotelaria; veículos “off-road”; motos e bicicletas; equipamentos para a
prática dos esportes de aventura e radicais na natureza; embarcações para fins ecoturísticos ou esportivos; destinos turísticos; equipamentos fotográficos e de vídeo; vestuário e calçados apropriados às práticas esportivas; cursos; editoras e serviços especializados.

A realização desse grande evento é uma iniciativa da ONG CARAGUATÁ (integrante da REDE DE ONGS DA MATA ATLÂNTICA) sediada em Caraguatatuba, com o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba através de sua Secretaria Municipal de Turismo, do SEBRAE-SP – Escritório Regional do Litoral Norte e da Rede TV – Vanguarda (Rede Globo) e tem como patrocinador geral a Nestlé.

Fonte: Trópico Comunicação

  
  

Publicado por em

Marcos

Marcos

18/08/2009 15:52:22
O mais importante é não deixar que o capital fale mais alto, sempre as grandes redes hoteleiras, os investidores imobiliários compram, cercam para quem tem dinheiro para ir desfrutar da área natural. O Governo tem que manter estas áreas naturais longe dos olhos dos especuladores capitalistas, e ao mesmo tempo libera-las para que o povo brasileiro possa desfrutar com todo respeito ambiental destas áreas, pois o povo brasileiro todo tem o direito de desfrutar e viver as belezas naturais, e não só quem tem dinheiro, e o camping selvagem tem que ser liberado sim , com sabedoria, orientando seus frequentadores , e não proibindo e tomando equipamentos de camping das pessoas. Tem que haver respeito pelas pessoas, e nunca agir com truculência, do ponto de vista do cidadão comum em relação aos fiscais de ambiente e policias ambientais.