Caravana Brasil 2004 inicia promovendo Estrada Real em Minas Gerais

Embratur organiza, neste fim de semana, viagem de operadores turísticos ao roteiro que remonta o ciclo do ouro brasileiro Diversificação e aumento na venda de pacotes turísticos para o Brasil no mercado internacional. Com este objetivo, a Embratur (Ins

  
  

Embratur organiza, neste fim de semana, viagem de operadores turísticos ao roteiro que remonta o ciclo do ouro brasileiro

Diversificação e aumento na venda de pacotes turísticos para o Brasil no mercado internacional. Com este objetivo, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) iniciou em 2003 um projeto em que operadores viajam a destinos para conhecer produtos turísticos brasileiros.

Na Caravana Brasil, os profissionais que `vendem` o Brasil a estrangeiros podem conhecer melhor os produtos,destinos e serviços que oferecem aos turistas. Se no ano passado as viagens foram divididas em cada um dos onze produtos lançados pela Embratur desta vez o projeto quer integrar produtos para ampliar o formato dos pacotes.

A estréia foi a Estrada Real, que aconteceu a partir do dia 29, até o próximo domingo.

O roteiro tem ao todo 177 localidades, reunindo em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo diversas possibilidades de trajetos e vários segmentos promovidos pela Embratur como Cidades Patrimônio, Ecoturismo, Aventura, Festas e Eventos Populares, resgatando a história desta região, onde o ouro foi descoberto pelos portugueses no final do século XVII.

`Por 150 anos, estes mais de 1,4 mil quilômetros de estradas movimentaram a economia do país atraindo professores, músicos, escultores e tantos outros vindos da Europa e da corte`, afirma o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia.

A programação levará os operadores a algumas das cidades mineiras que fazem parte da Estrada Real, partindo de Belo Horizonte. Em Ouro Preto, no início da viagem, haverá uma apresentação do diretor-geral do Instituto Estrada Real, Eberhard Hans.

`Sabendo mais sobre o produto, o operador vai estar melhor preparado para vendê-lo`, diz Airton Pereira, diretor de Turismo de Lazer e Incentivo e responsável pelo projeto. Na seqüência, o grupo passa pelas cidades de Mariana, Congonhas do Campo - onde está o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, com obras de Aleijadinho -, Tiradentes e São João Del Rei.

Em 2003, quase cem operadores que montam pacotes para turistas estrangeiros puderam conhecer quinze destinos brasileiros. Neste ano, a segunda fase da Caravana tem novidades, com 21 viagens previstas até o fim do ano e a previsão de lançamento de mais três produtos turísticos. Se antes os convidados eram brasileiros que montam pacotes e vendem no mercado internacional, nesta segunda fase a Embrature também recebe operadores estrangeiros.

`Os encontros serão bons para troca de idéias e o aperfeiçoamento dos operadores`, diz Airton.

Ao final das viagens, há uma reunião de troca de idéias onde a iniciativa privada interage com as entidades e o governo, no sentido de fomentar e desenvolver a oferta turística de cada local.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embratur

  
  

Publicado por em