Caravana Brasil 2004 promove 18 viagens e lança três novos produtos

O Projeto que lançou onze produtos turísticos com expedições a destinos brasileiros em 2003 apresenta novidades neste ano; viagens levarão operadores estrangeiros e reunirão mais de um produto por destino Conhecer bem para vender mais e melhor. É est

  
  

O Projeto que lançou onze produtos turísticos com expedições a destinos brasileiros em 2003 apresenta novidades neste ano; viagens levarão operadores estrangeiros e reunirão mais de um produto por destino

Conhecer bem para vender mais e melhor. É este o conceito do projeto Caravana Brasil, do Instituto Brasileiro de Turismo, que leva operadores e entidades dos setores público e privado para conhecer destinos e produtos turísticos que compõem as prateleiras brasileiras no exterior, diversificando a oferta para quem quer vender o nosso país.

Em 2003, quase cem operadores que montam pacotes para turistas estrangeiros puderam conhecer quinze destinos e onze produtos turísticos brasileiros em viagens de aproximadamente três dias.

Neste ano, a segunda fase da Caravana tem novidades, com 21 viagens previstas até o fim do ano e a previsão de lançamento de mais três produtos turísticos.

`É uma maneira dos profissionais se aproximarem do produto que vendem`, afirma Airton Pereira, diretor de Turismo de Lazer e Incentivo da EMBRATUR. Se antes os
convidados eram brasileiros que montam pacotes e vendem no mercado internacional, nesta segunda fase a EMBRATUR também recebe operadores estrangeiros.

`Estes encontros serão bons para troca de idéias e o aperfeiçoamento dos operadores`, completa Airton, responsável pelo projeto.

As Caravanas são uma reunião, intermediada pelo Ministério do Turismo e pela EMBRATUR, das entidades, destinos e produtos com as empresas que os vendem no mercado internacional, gerando maior conhecimento do assunto, debates, diversificação de ofertas e fechamento de negócios - ou seja, estimulando o turismo receptivo brasileiro.

As viagens, desta vez, focarão o destino, destacando os atrativos que ele oferece. Um exemplo: a Estrada Real (cuja Caravana acontece em maio) é um roteiro em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro que tem ao todo 177 localidades, reunindo, em diversas possibilidades de trajetos, segmentos de Cidades Patrimônio, Ecoturismo, Aventura, Festas e Eventos Populares etc, resgatando a
história desta região, onde o ouro foi descoberto pelos portugueses no final do século XVII.

`Por 150 anos, estes mais de 1,4 mil quilômetros de estradas movimentaram a economia do país atraindo professores, músicos, escultores e tantos outros vindos da Europa e da corte`, afirma o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia.

Ao longo do ano, a equipe da EMBRATUR vai avaliar outros possíveis produtos, com a meta de criar três novos neste ano, preparando também uma viagem para o lançamento de cada um (os já existentes são Golfe, Negócios e Eventos,Cidades Patrimônio, Festas e Eventos Populares, Pesca Esportiva, Mergulho, Aventura, Incentivo, Sol e Mar, Ecoturismo e Resorts).

Na fase inicial, a EMBRATUR está levantando informações sobre os operadores que trabalham com os destinos das expedições e começa a fazer inspeção e avaliação de novas localidades a serem visitadas pela Caravana.

Ações complementares

A EMBRATUR também criou comitês específicos com parceiros para traçar planos em conjunto e levantar um banco de dados sobre cada um dos produtos, no sentido de aprofundar o conhecimento sobre estes.

`O operador, as entidades, as companhias aéreas e todos os agentes que tenham vínculo com os produtos podem fazer parte deste comitê executivo. Isso cria uma dinâmica de promover o Brasil no exterior, junto ao consumidor com capacidade de compra de nossos produtos e segmentos turísticos`, afirma Eduardo Sanovicz, presidente da EMBRATUR.

No dia 30 de março, junto com a Braztoa (Associação Brasileira dos Operadores de Turismo), a EMBRATUR lançou, em São Paulo, o projeto `Por dentro do Produto`, com a mesma idéia de ampliar o conhecimento de cada produto turístico que o Brasil oferece, com realziação de seminários a profissionais e entidades.

`Isso faz com que o operador ultrapasse a noção puramente comercial do produto`, afirma Airton, prevendo um aumento e diversificação das ofertas turísticas através da maior organização das informações sobre cada nicho a ser explorado. Um especialista do tema sempre abordará questões técnicas e detalhadas sobre o produto, enfocando os diferenciais e as peculiaridades de cada destino.

Na área de Cidades Patrimônio, por exemplo, foi feita uma parceria com a Unesco. O primeiro seminário do `Por dentro do Produto` será apresentado pela equipe da Unesco responsável pelo projeto `Promoção dos Destinos Turísticos nos Sítios de Patrimônio da Humanidade no Brasil`.

Eles fazem o treinamento a operadores e entidades do setor nesta quinta-feira (1º de abril), na sede da Braztoa em São Paulo.

Na seqüência, a EMBRATUR vai conduzir apresentações de conteúdo feitas pelo Bureau Nacional de Turismo de Golfe e Associação Brasileira de Resorts (Resorts Brasil), entre outros.

Outra ação paralela é o seminário de vendas que a EMBRATUR está realizando esta semana com o apoio da companhia aérea holandesa KLM. Um grupo de 15 profissionais de turismo do Brasil, entre operadores e representantes de entidades, passa por Amsterdã (Holanda), Milão (Itália), Estocolmo (Suécia) e Oslo (Noruega) em uma viagem de treinamento aos operadores destes mercados.

Ao todo, 150 profissionais estrangeiros conhecerão os produtos e destinos brasileiros em seminários com três horas de duração, divididos em apresentações dos brasileiros e em bolsa de negócios. O seminário de vendas também é um meio de escolher os próximos operadores estrangeiros a serem convidados a participar da Caravana Brasil.

As parcerias da Caravana Brasil 2004 são Varig, Resorts Brasil, Bureau de Golfe, Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), Braztoa, Bito (Brazilian Incoming Tour Operators), Conventions Bureaux e os governos dos estados e municípios.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embratur

  
  

Publicado por em