Caravana Brasil leva operadores de turismo ao Pará

O projeto Caravana Brasil, promovido pelo Ministério do Turismo e realizado por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), finalizou no último domingo, dia 30, a terceira viagem do calendário 2006, na qual 13 operadores de receptivo internacional

  
  

O projeto Caravana Brasil, promovido pelo Ministério do Turismo e realizado por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), finalizou no último domingo, dia 30, a terceira viagem do calendário 2006, na qual 13 operadores de receptivo internacional que comercializam o Brasil no exterior - acompanhados por dois jornalistas - visitaram destinos dos segmentos de Cultura e Ecoturismo no Estado do Pará (PA) .

Em terra de sabores exóticos, lendas e atrativos naturais diversos, a Caravana percorreu durante cinco dias, roteiros que incluíram visitas ao chamado Caribe Amazônico de Alter do Chão, com suas praias de areia branca e rituais de comunidades ribeirinhas do Rio Tapajós; a cultura imigrante de Santarém e seus passeios fluviais; e à revitalizada e surpreendente capital Belém, com destaque para a Estação das Docas, a diversidade de museus e a infra-estrutura de padrão internacional que a cidade oferece.

Para Ricardo Merzvinskas, diretor da Easygoing, a viagem ao Pará foi uma grande e bem-vinda surpresa. `Me surprendi com a qualidade de serviços e infra-estrutura de Belém, além das opções de atrativos exóticos de Alter do Chão. Os roteiros que podemos oferecer são bastante diferenciados e específicos`.

O empresário já é veterano em viagens da Caravana Brasil. Esta é sua quarta participação e, segundo Merzvinskas, todas as expedições renderam bons negócios e a diversificação de produtos em seu catálogo.

Durante a viagem, além dos novos produtos e destinos turísticos, os operadores participaram de um encontro de negócios. A reunião, realizada no domingo, contou com a presença de profissionais do trade, representantes da Embratur e Ministério do Turismo, do presidente da Paratur (Companhia Paraense de Turismo), Adenauer Góes, e da gerente de assuntos internacionais do Estado, Lindalva Godinho, e teve como objetivo a abertura de possibilidades comerciais entre os profissionais da região visitada (receptivos locais e meios de hospedagem) e os participantes da Caravana, gerando novos negócios e ampliando o número de produtos brasileiros disponíveis no mercado internacional.

Estreante em viagens da Caravana Brasil, a diretora da Passion Brasil, Mariana Rosa, disse estar bastante satisfeita com a experiência. `A proposta é excelente. Descobri destinos e produtos muito bons, e de outra forma, isso não teria acontecido. Trabalho com um mercado que já tinha interesse por esta região, mas não sabia como comprar. Agora, nós já sabemos como vender`, comenta a empresária.

A coordenadora geral do projeto, Sally Carvalho, acompanhou a expedição e apresentou para o trade e a imprensa local, durante a rodada de negócios, infomações sobre a Caravana Brasil.

`O projeto ao longo destes três anos passou por muitas melhorias e esta visita foi prova disso. Fomos muito bem recebidos por representantes do poder público e profissionais locais, em todas as cidades visitadas. A participação de técnicos do Mtur possibilita a avaliação do roteiro realizado nos programas de regionalização`, explica.

Implementado pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) desde 2003, o programa leva operadores nacionais e estrangeiros para conhecer novos produtos e viabilizar meios para melhorar sua oferta ao turista, apresentando-os destinos que eles ainda não trabalham. O objetivo do projeto é apresentar aos profissionais novas localidades e regiões até então pouco divulgadas no mercado, porém estruturadas para o turismo.

A Caravana Brasil, realizada em parceria com a BITO (Brazilian Incoming Travel Organization) e viabilizada em função de acordos com a iniciativa privada - é uma das atividades da agenda de promoção do Brasil no exterior. No formato de viagem de familiarização para operadores, o programa já promoveu 63 viagens, com cerca de 800 participantes, entre operadores de turismo nacionais/internacionais e imprensa.

No primeiro semestre de 2006, o programa contempla os segmentos de Sol e Praia, Ecoturismo e Cultura. Além do Pará, já ocorreram expedições para o Espírito Santo (ES) e Piauí (PI). A próxima saída da Caravana Brasil será no dia 10 de maio e o destino será o Rio Grande do Sul (RS), com visitas às cidades de Porto Alegre, Itaimbezinho e Bento Gonçalves. Estão programadas ainda para este ano saídas de Caravanas com operadores internacionais, envolvendo profissionais da América do Sul, Europa e Estados Unidos. Elas devem acontecer próximas ao Salão do Turismo, que será realizado de 2 a 6 de junho, em São Paulo (SP).

Fonte: Embratur

Del Valle Editoria
Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em