Caravana Brasil passa por três estados visando fortalecer o Ecoturismo

São Luís e Lençóis Maranhenses (MA), Parnaíba (PI), Camocim e Jericoacoara (CE) foram apenas alguns dos lugares visitados por doze operadores de turismo, entre os dias 6 e 9/11, na segunda viagem do projeto Caravana Brasil da Embratur. Vindos de São P

  
  

São Luís e Lençóis Maranhenses (MA), Parnaíba (PI), Camocim e Jericoacoara (CE) foram apenas alguns dos lugares visitados por doze operadores de turismo, entre os dias 6 e 9/11, na segunda viagem do projeto Caravana Brasil da Embratur.

Vindos de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Foz do Iguaçu (PR), eles participaram do lançamento do material promocional do produto Ecoturismo e puderam conhecer ,como turistas, destinos deste segmento.

Em três dias e meio de jornada, também trocaram informações com agentes de turismo locais e com representantes do governo.

`Por envolver três estados, essa foi a nossa operação mais complexa. Por isso o apoio dos parceiros foi fundamental`, explica Airton Pereira, diretor de Turismo de Lazer e Incentivo da Embratur.

Equipados com máquinas fotográficas e filmadoras, os operadores não perderam a chance de registrar detalhes da biodiversidade dos locais e de seus equipamentos turísticos, como pousadas e restaurantes.

`O bom da Caravana é que aproxima o destino de seu potencial vendedor`, diz Felipe Fellini, da Fellini Turismo de Porto Alegre.

`Para o cliente faz toda a diferença quando você fala de algo que tem conhecimento de causa. E esta interação governo e empresários é muito importante também`, acrescenta Rosane Augusto, da GB Internacional,operadora com 29 anos no mercado.

Para os agentes de turismo local, a Caravana revelou-se como uma oportunidade de colocar o seu destino na vitrine internacional.

`Nosso contato com operadores que vendem o Brasil lá fora permite que bons pacotes sejam montados, dando ciência ao cliente do que ele vai encontrar na viagem`, explica Kimiko Matsumoto, coordenadora do receptivo da Freeway em Barreirinhas (MA), uma das cidades que dão acesso aos Lençóis Maranhenses.

O secretário de Turismo do Ceará, Fernando Holanda, já considera os três estados `grandes produtos` e acredita que essa iniciativa ajuda a promover um trabalho conjunto entre Ceará, Piauí e Maranhão.

Ecoturismo é o quarto de onze produtos que estarão disponíveis no mercado internacional até o final do ano. Entre os destinos conhecidos com esse caráter, a Embratur já selecionou 68.

O projeto Caravana Brasil foi criado pela diretoria de Turismo de Lazer e Incentivo da Embratur para implementar a estratégia de apoio à comercialização do produto turístico brasileiro no mercado internacional.

As expedições têm parceria da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), Bito (Brazilian Incoming Tour Operators), Varig e Infraero.

Neste último trimestre, a Caravana sai semanalmente para lançar o material promocional dos novos produtos turísticos.

Calendário de lançamento dos Produtos Turísticos

Festas e Eventos - Parintins/AM - 21/nov

Pesca Esportiva - Barcelos/AM - 22/nov

Golfe Ilhéus/BA - 28/nov

Resorts Costa do Sauípe/BA -29-30/nov

Cidades Patrimônio Brasília/DF -02/dez

Sol e Mar - Natal/RN -11/dez

Mergulho - Fernando de Noronha/PE -12/dez

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embratur

  
  

Publicado por em