Caravana Brasil promove Aventura e Ecoturismo

Diversificação e aumento na venda de pacotes turísticos para o Brasil no mercado internacional.Com este objetivo, a Embratur(Instituto Brasileiro de Turismo) iniciou em 2003 um projeto em que operadores viajam para conhecer produtos turísticos brasileiros

  
  

Diversificação e aumento na venda de pacotes turísticos para o Brasil no mercado internacional.Com este objetivo, a Embratur(Instituto Brasileiro de Turismo) iniciou em 2003 um projeto em que operadores viajam para conhecer produtos turísticos brasileiros.

Na Caravana Brasil, os profissionais que `vendem` o Brasil a estrangeiros podem conhecer melhor os produtos, destinos e serviços que oferecem aos turistas. Se no ano passado as viagens foram divididas em cada um dos onze produtos lançados pela Embratur, desta vez o projeto quer integrar produtos para ampliar o formato dos pacotes. Na viagem que começa amanhã, a Caravana vai conhecer a Chapada Diamantina (BA) e arredores.

Na viagem, haverá apresentações de operadores locais receptivos sobre os equipamentos turísticos :restaurantes, hotéis, rios (Lençóis), rappel, tirolesa, grutas (Pratinha, Lapa Doce) entre outros.

Os participantes também farão, como prevêem todas as viagens da Caravana, uma reunião de troca de idéias sobre como os produtos e serviços podem ser melhor explorados para que se monte mais pacotes para o destino. Nestes encontros, mediados pelo governo, a iniciativa privada interage com as entidades no sentido de fomentar e desenvolver a oferta turística de cada local.

Em 2003, quase cem operadores receptivos internacionais puderam conhecer quinze destinos brasileiros. Neste ano, a segunda fase da Caravana tem novidades, com 21 viagens previstas até o fim do ano (veja quadro abaixo com as datas das viagens) e a previsão de lançamento de mais três produtos turísticos.

Se antes os convidados eram brasileiros que montam pacotes, nesta segunda fase a Embratur também recebe operadores também estrangeiros.

`Os encontros são bons para o aperfeiçoamento dos operadores`, diz Airton Pereira, diretor de Turismo de Lazer e Incentivo da Embratur, responsável pelo projeto. As parcerias da Caravana Brasil 2004 são Varig, Resorts Brasil, Bureau de Golfe, Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura aeroportuária), Braztoa, Bito (Brazilian Incoming Tour Operators), Conventions Bureaux e os governos dos estados e municípios.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embratur

  
  

Publicado por em