Caravana Brasil surpreende ao diversificar o produto turístico brasileiro

O projeto Caravana Brasil da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) encerra o ano com a realização de quatro viagens neste mês de novembro, que levaram operadores dos Estados Unidos, Portugal, Itália e Alemanha para vários destinos brasileiros.

  
  

O projeto Caravana Brasil da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) encerra o ano com a realização de quatro viagens neste mês de novembro, que levaram operadores dos Estados Unidos, Portugal, Itália e Alemanha para vários destinos brasileiros.

Operadores Japoneses conhecem Cataratas do Iguaçu.

A primeira delas, de 13 a 19 de novembro, contou com a vinda de norte-americanos do segmento de turismo de Incentivo para o Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Manaus (AM). De 14 a 20 de novembro foi a vez de portugueses conhecerem as atrações culturais de Florianópolis (SC), Porto Alegre e Serras Gaúchas (RS).

O segmento de Incentivo também foi o motivo da viagem dos italianos que, de 17 a 29 de novembro, visitaram o Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu (PR) e Porto Seguro (BA).

O mês encerrou com alemães, suecos e suíços, que comercializam o segmento de Golfe em visita, de 20 a 27 de novembro, a resorts da Bahia. Todas as viagens foram apoiadas pelos EBTs (Escritórios Brasileiros de Turismo) da EMBRATUR no exterior, que funcionam em parceria com a FBC&VB (Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux).

A executiva da TAP Portugal, Isabel Alexandra Leitão, achou “maravilhoso o roteiro pelo sul do Brasil, que ainda não conhecia”.

Já Pedro Dias, diretor da Geotur de Portugal disse que `o trabalho do EBT Lisboa foi do melhor que já teve no Brasil até hoje`.

Para a gerente de Apoio à comercialização da EMBRATUR, Jurema Monteiro, responsável pelo projeto Caravana Brasil, as últimas saídas de 2005 mostram o quanto o programa evoluiu: `Apuramos os convidados com o apoio dos EBTs e também melhoramos a seleção e operação dos roteiros.

Prova disso é a satisfação dos operadores portugueses que visitaram Florianópolis e a Serra Gaúcha, além de terem participado do Festival de Turismo de Gramado. Eles viram que o Brasil vai muito além do Sol e Praia. Isso tudo atende integralmente os objetivos do projeto e também do Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional`, disse. O Plano Aquarela dá as bases para a promoção do Brasil no exterior nos próximos anos.

Os dez maiores operadores portugueses no ranking de faturamento, profundos conhecedores e apreciadores do nosso litoral, vieram ao País dessa vez para conhecer destinos culturais.

Acompanhados pela executiva-chefe do EBT de Lisboa, Vera Sanches, passaram por roteiros culturais nas cidades das Serras Gaúchas: Bento Gonçalves, Canela e Gramado. Nessa última, onde acontece o famoso festival de cinema, participaram do Festival de Turismo de Gramado, que ocorreu entre os dias 17 e 20 de novembro, um dos mais importantes da América Latina. Além disso, conheceram também o patrimônio histórico de Florianópolis e Porto Alegre.

O segmento de Incentivo trouxe três operadores norte-americanos e nove italianos. Eles conheceram vários hotéis e equipamentos. Os italianos foram acompanhados pelo executivo-chefe do EBT de Milão (Itália), Geraldo Peccin, e visitaram Cataratas do Iguaçu (PR), Trancoso e Arraial da Ajuda (BA), entre outros locais.

No segmento de Golfe, passaram pelo litoral do Estado da Bahia 16 operadores, sendo nove alemães, cinco suecos e um suíço, para visitar o Costa do Sauípe Golf Links, na Costa do Sauípe, o Comandatuba Ocean Course, no município de Una e o Terra Vista Golf Course, em Trancoso.

Japoneses conhecem Foz do Iguaçu

O Escritório de Promoção do Mercosul no Japão, situado em Tóquio, realizou duas viagens de familiarização com operadores e agentes japoneses. A primeira aconteceu, de 11 a 21 de novembro, com oito participantes que estiveram no Brasil, em Foz do Iguaçu, onde o coordenador privado do projeto JICA (sigla em inglês para Agência de Cooperação Internacional do Japão) - Mercosul, Laércio Branco, apresentou o projeto Descubra Brasil e falou sobre os cinco segmentos turísticos brasileiros apontados pelo Plano Aquarela para o trabalho de promoção no mercado internacional: Sol e Praia, Negócios e Eventos, Cultura, Ecoturismo e Esporte.

Depois os operadores seguiram para o Paraguai, Argentina e Uruguai. Durante a estada na Argentina eles fizeram uma breve visita à FIT (Feira Internacional de Turismo), que aconteceu entre 19 e 22 de novembro, em Buenos Aires. Eles foram acompanhados pela assistente do escritório, Luisa Miyuki. Essa viagem foi organizada e financiada pela JICA e países membros do Mercosul, sendo que no Brasil, o famtour teve o apoio da EMBRATUR e do Iguaçu Convention & Visitors Bureau.

A outra viagem, de 11 a 28 de novembro, contou com seis operadores, dois representantes da VARIG Japão e um representante da operadora Service Global. Os destinos visitados foram São Paulo (SP), Foz do Iguaçu e Curitiba (PR), Morretes (SC), Gramado, Canela, Bento Gonçalves e Porto Alegre e Rio de Janeiro.

A ação foi organizada pela VARIG e operacionalizada na parte terrestre pela operadora Service Global. As duas viagens foram multi-produtos e tiveram como objetivo diversificar a oferta turística brasileira no Japão.

A ação contou com o apoio institucional da EMBRATUR e do escritório do Japão. Essa representação é dedicada à promoção conjunta dos países do Mercosul no país, em parceria com a JICA.

Fonte: Embratur

  
  

Publicado por em