Caravana traz profissionais japoneses pela primeira vez ao Brasil

O Ministério do Turismo, por meio da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), em parceria com a JICA (sigla em inglês para Agência de Cooperação Internacional do Japão) e por iniciativa do JPMO (Escritório de Promoção Turística do Mercosul no Japão), e

  
  

O Ministério do Turismo, por meio da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), em parceria com a JICA (sigla em inglês para Agência de Cooperação Internacional do Japão) e por iniciativa do JPMO (Escritório de Promoção Turística do Mercosul no Japão), encerra hoje, 29 de março, mais uma viagem do projeto Caravana Brasil, que mostrou o Estado do Maranhão para nove operadores, agentes e jornalistas japoneses.

É a primeira vez que profissionais daquele país participam do projeto Caravana Brasil. Eles foram escolhidos pelo JPMO de acordo com critérios de importância de atuação no Japão. A delegação passou, de 17 a 22 de março, por São Luís, que é cidade patrimônio cultural da humanidade e pelos Lençóis Maranhenses, destino de Ecoturismo.

De acordo com o consultor do Projeto JICA-Mercosul, Laércio Branco Filho, a viagem foi muito positiva pois o destino era novo para os japoneses, que ficaram muito impressionados com a cultura, a culinária do Estado e a beleza e dimensão dos Lençóis Maranhenses.

`A maioria deles se manifestou favorável a comercializar a região dentro de no máximo seis meses`, disse. De acordo com o conselheiro do projeto JICA-Mercosul, Lawrence Reinisch, o Maranhão foi escolhido por conta da mudança de comportamento desse consumidor.

`O turista japonês hoje procura por esporte, aventura, cultura e ecoturismo e o local é perfeito para isso`.

A Caravana Brasil é uma das atividades da agenda de promoção do Brasil no exterior. No formato de viagem de familiarização para operadores, o projeto acontece desde 2003. Já foram realizadas 57 viagens, com cerca de 800 participantes, entre operadores de turismo e imprensa. A lista completa, bem como todas as informações a respeito podem ser acessadas em seu site.

Durante a viagem, além do destino, os participantes podem conhecer equipamentos e atrativos e participar de uma rodada de negócios, com o objetivo de abrir possibilidades comerciais entre os profissionais do local visitado (receptivos locais e meios de hospedagem) e os participantes da Caravana.

Estão programadas ainda este ano saídas de Caravanas com operadores internacionais, envolvendo profissionais da América do Sul e Estados Unidos. Elas devem acontecer próximas ao Salão do Turismo, que será realizado de 2 a 6 de junho, em São Paulo (SP).

Seminário JICA-Mercosul :

A JICA realizou, dia 27/3, também em parceria com o Ministério e EMBRATUR, junto com BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) e BITO (Brazilian Incoming Tourism Operator), o Seminário JICA-Mercosul. A atividade foi dirigida tanto aos operadores emissivos/ receptivos que já comercializam o mercado japonês quanto aos que desejam começar a atuar junto a esse mercado. O encontro aconteceu na sede da BRAZTOA, em São Paulo (SP).

Fonte: Embratur

Del Valle Editoria
Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em