Caravanas mostram ecoturismo brasileiro a europeus

Duas edições do projeto Caravana Brasil trouxeram, neste início de setembro, operadores estrangeiros para conhecer o potencial do ecoturismo no País e ver com os próprios olhos a exuberância da natureza e a infra-estrutura oferecida nas localidades que in

  
  

Duas edições do projeto Caravana Brasil trouxeram, neste início de setembro, operadores estrangeiros para conhecer o potencial do ecoturismo no País e ver com os próprios olhos a exuberância da natureza e a infra-estrutura oferecida nas localidades que integraram os roteiros.

Um grupo de nove profissionais do Reino Unido, entre os dias 26 de agosto e 2 de setembro, conheceu São Paulo (SP), a cidade de Bonito, a região do Pantanal Sul, Campo Grande (MS) e ainda o Rio de Janeiro (RJ).

`Eles ficaram bastante impressionados com a exclusividade das atrações e com a facilidade de combinar o Ecoturismo com outros tipos de roteiros, além da oferta de meios de hospedagem que vão dos mais rústicos aos mais requintados`, relata a executiva do (EBT) Escritório Brasileiro de Turismo para o Reino Unido e Benelux, Silvana Nascimento, responsável pelo acompanhamento da Caravana, juntamente com Sally Carvalho, coordenadora do projeto.

`Os locais visitados representam uma grande oportunidade do turista combinar o esporte e viver a atmosfera peculiar das fazendas brasileiras`, diz James Sales, diretor da operadora In The Saddle, especializada em viagens de cavalgadas por todo o mundo.

Para ele, a região do Pantanal apresenta oportunidades de aliar o esporte com outras atividades, tais como observação de pássaros, espeleologia e trekking, destacando ainda a arquitetura e culinária como diferenciais. Ele fez contatos com fazendas da região que oferecem cavalgadas e pretende consultar ainda o Instituto Estrada Real.

Poucos desses operadores britânicos comercializavam destinos brasileiros anteriormente e agora muitos já planejam incluí-los em seus catálogos ou, ainda, prospectar roteiros mais direcionados para seus públicos, já que atuam em segmentos bastante específicos de mercado.

Durante a Caravana, eles participaram de um encontro com operadores brasileiros na Adventure Sports Fair, em São Paulo.

Já os oito alemães, que desembarcaram no Brasil no último dia 3, encerraram o giro no sábado passado. Eles visitaram Rio de Janeiro (RJ), São Luiz e Alcântara, além de Barreirinhas, Caburé e Santo Amaro, na região dos Lençóis Maranhenses (MA).

Também esse grupo revelou grande satisfação com o roteiro apresentado, tanto pelas belezas naturais dos destinos e da arquitetura colonial, como também pela versatilidade da infra-estrutura de hospedagem, pela segurança oferecida nos passeios e pela fiscalização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) nas áreas de preservação.

`Fizemos uma seleção cuidadosa dos operadores. Trouxemos os mais importantes e optamos pelos especialistas em Ecoturismo e Turismo de Aventura`, diz a executiva do EBT para a Alemanha e Escandinávia, Karin Luize de Carvalho, que acompanhou o grupo em parceria com a gerente de Apoio à Comercialização da Embratur, Jurema Monteiro.

Fonte: Embratur

  
  

Publicado por em