Certificação do Ecoturismo no Brasil é o tema da Adventure Fair 2003

Além de reunir fabricantes de equipamentos para a prática de esportes, operadoras de ecoturismo, governos estaduais e municipais que divulgam seus destinos de aventura e montadoras de veículos, entre outros. A Adventure Fair 2003, que acontece entre os

  
  

Além de reunir fabricantes de equipamentos para a prática de esportes, operadoras de ecoturismo, governos estaduais e municipais que divulgam seus destinos de aventura e montadoras de veículos, entre outros.

A Adventure Fair 2003, que acontece entre os dias 12 e 16 de novembro, também servirá de palco para discussões sobre a certificação do turismo promovidas pelo Conselho Brasileiro de Turismo Sustentável (CBTS).

A entidade escolheu a feira para abrigar a sua assembléia anual,oferecendo palestras sobre o tema para o trade de turismo e para público em geral, no Eldorado Adventure Congress.

Criado em 2001, antes da Conferência Mundial de Ecoturismo, em Quebec, no Canadá, o CBTS tem como objetivo planejar e implementar uma estratégia de certificação para toda a cadeia de turismo sustentável no Brasil, desde roteiros de ecoturismo e esportes de aventura até componentes do turismo convencional.

“Estamos nos mobilizando para colocar em discussão os princípios do turismo sustentável junto com a iniciativa do STSC (Sustainable Tourism Stewardship Council) coordenado pela Rain Forest Alliance, que apresentará em todos os continentes uma proposta para unificação da certificação do turismo”,disse Mário Mantovani, representante do segmento ambientalista no CBTS e diretor institucional da organização não governamental SOS Mata Atlântica.

No início de outubro, a Organização Mundial de Turismo (OMT) organizou um encontro na Bahia para iniciar a discussão sobre a certificação no Brasil, que terá continuidade na assembléia do CBTS na Adventure Fair.

“Essa discussão é muito importante, uma vez que o Brasil não está nos catálogos de ecoturismo no exterior por não ser um destino ‘confiável’, por não possuir normatização específica, nem padrões de qualidade reconhecidos internacionalmente”, explicou Mantovani.

Para a assembléia anual do CBTS, que será realizada na manhã do dia 15 de novembro, são esperadas mais de 300 pessoas que, além de participar das discussões sobre os princípios e critérios do turismo sustentável, poderão compor as câmaras social, ambiental e econômica do Conselho.

“Temos uma lista de discussão permanente da qual participam mais de 600 pessoas, que serão convidadas para a assembléia, e queremos discutir e repercutir os padrões de certificação da iniciativa internacional, que estão sendo devidamente adaptados ao Brasil”, disse Mantovani. “Escolhemos a Adventure Fair para acolher nossa assembléia porque é um evento que está se consolidando neste segmento e queremos nos consolidar junto com ele”, completa.

A certificação das atividades ligadas aos ecoturismo é muito importante, pois cada vez mais cidades encontram no turismo de aventura uma saída econômica para seu desenvolvimento. Nesta quinta edição, a Adventure Fair reunirá 86 cidades de nove estados brasileiros (São Paulo, Bahia, Santa Catarina,Pernambuco, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Ceará e Maranhão), que querem apresentar seus destinos na maior feira de ecoturismo e aventura do Hemisfério Sul.

Outras atrações

Paralelamente à feira, acontecerá o Eldorado Adventure Congress, que contará com a participação de mais de 20 aventureiros, como o velejador Roberto Pandiani, o alpinista Waldemar Niclevicz e o escalador Eliseu Frechou, entre outros, que contarão suas experiências em viagens e expedições.

O Adventure Park, um dos grandes sucessos de público na Adventure Fair 2002, ganhou mais espaço neste ano e vai oferecer para os visitantes atividades como pista de off road, tanque de mergulho, arvorismo, pista de esqui e snow board e parede de escalada. O visitante poderá acompanhar todas estas atividades a partir do mezzanino da Bienal.

A Adventure Fair 2003 é organizada pela Promotrade, com patrocínio da Fiat, co-patrocínio da Rádio Eldorado e apoio de Guaraná Kuat, ESPN Brasil, revista IstoÉ e Água Crystal.

Fonte: ZDL de Comunicação

  
  

Publicado por em