Chapada Diamantina é escolhida como um dos dez ecodestinos brasileiros

A Chapada Diamantina, região que abrange 28 municípios da Bahia, foi apontada pelo site UOL Viagem como um dos dez principais ecodestinos do país.

  
  

A Chapada Diamantina, região que abrange 28 municípios da Bahia, foi apontada pelo site UOL Viagem como um dos dez principais ecodestinos do país.

A localidade, também conhecida pelo potencial do solo, rico em diamantes e outras pedras preciosas e semipreciosas, dispõe de uma área de 38 mil quilômetros quadrados – maior que países como a Holanda – e conta com antigas trilhas de garimpeiros, cachoeiras, montanhas, chapadas.

Tombada há 26 anos pelo Patrimônio Artístico e Histórico Nacional, a localidade possui muitas serras onde se iniciam todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas, e assim formam piscinas naturais e transparentes. Lá também são encontradas comunidades esotéricas e alternativas, como no Vale do Capão.

A Chapada, além das belezas naturais, oferece várias opções de caminhadas pela cidade e longos trekkings pelo Parque Nacional. Os outros atrativos admirados pelos frequentadores são a Cachoeira da Fumaça, com a maior queda livre do Brasil (380 metros), e o deslumbrante Poço Encantado, onde a luz do sol reflete na água uma tonalidade de azul indescritível, além de rochas a 40 m de profundidade.

O Parque Nacional, que foi criado em 1985, abrange uma área de 152 mil hectares da Serra do Sincorá e arredores, incluindo os municípios de Lençóis, Palmeiras, Andaraí e Mucugê. Outras atrações que podem ser visitadas são o Morro do Pai Inácio (Palmeiras) cartão-postal da Chapada, de onde se tem uma visão de 360º de toda a região, Poço Azul (Nova Redenção), onde acontece o mesmo fenômeno do Poço Encantado, com uma vantagem, o banho nas águas azuis é permitido.

Fonte: Secretaria de Turismo da Bahia

  
  

Publicado por em