Cidades paulistas participarão da maior feira de ecoturismo do Hemisfério Sul

As cidades paulistas marcarão presença na quinta edição da Adventure Fair, maior feira de ecoturismo e aventura do Hemisfério Sul, que acontece de 12 e 16 de novembro no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo. O estado, cuja secretaria de turi

  
  

As cidades paulistas marcarão presença na quinta edição da Adventure Fair, maior feira de ecoturismo e aventura do Hemisfério Sul, que acontece de 12 e 16 de novembro no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo.

O estado, cuja secretaria de turismo terá o maior estande no setor de ecoturismo do evento, com 250 metros quadrados de área, será representado por 20 municípios, entre eles Santa Rita do Passa Quatro, Socorro, Atibaia, Capão Bonito, Eldorado, São Pedro e Bertioga.

Esta será a quinta participação de Socorro, cidade que reúne 17 modalidades de esportes de aventura, como rafting, bóia-cross, rapel, paraglider, arvorismo, escalada, caving (exploração de cavernas) e mountain bike, além das novas atividades que serão apresentadas na feira: a maior tirolesa do país, com 250 metros de comprimento e 50 metros de altura sobre uma cachoeira, o rapel da lua cheia, quatro circuitos de arvorismo e uma parede de escalada.

“Esperamos que a temporada de dezembro a março produza emprego e renda para nossa comunidade. Com base nas feiras anteriores, aguarda-se um aumento de 35% no fluxo de turistas, resultando uma média de três a cinco mil pessoas por mês, que podem gerar uma renda mensal mínima de R$ 50 mil para a cidade, o que produziria 100 empregos diretos”, disse Carlos Tavares, chefe da divisão de turismo de Socorro.

Além do estande da Secretaria de Turismo de São Paulo, outras secretarias municipais se organizaram individualmente. Entre elas, destacam-se Analândia, Brotas, Caraguatatuba, Ilhabela, Louveira, Paranapiacaba, São Sebastião, Ubatuba, Santo Antônio do Pinhal e Cunha, que terão o próprio estande na feira, além de Caconde, Iporanga e São Luiz do Paraitinga, que estarão representadas por grupos de empresários locais.

Localizada a 225 quilômetros da capital paulista, Analândia recebe muitos turistas por ser uma estância climática. Há um ano a cidade investe nos esportes de aventura e já oferece aos turistas escalada, rapel, arvorismo, bóia-cross, mountain bike, entre outros.

Analândia tem 3.500 habitantes e, na alta temporada, o número de pessoas dobra e muitos jovens se hospedam na cidade. “Temos muitas casas de veraneio, que sempre ficam cheias nas férias.

Por isso, os empresários de turismo e do comércio local, junto com a prefeitura, decidiram investir no turismo e nos esportes. Com a participação na Adventure Fair esperamos atrair mais visitantes”, disse Adriana Alves de Lima, representante da secretaria de turismo de Analândia.

Mais sobre a feira

A Adventure Fair 2003 reunirá cerca de 270 expositores, além de 86 destinos de aventura representados tanto por secretarias de turismo como por operadoras, triplicando a participação dos destinos na feira.

Durante a semana, o evento funciona das 14h às 22h e no fim de semana, das 10h às 22h. O ingresso custa R$ 12,00 e não há desconto para estudantes. Para facilitar o acesso dos visitantes ao evento, os promotores da feira organizaram bolsões de estacionamento, uma vez que o do Parque do Ibirapuera fica lotado rapidamente.

Organizada pela Promotrade, a Adventure Fair 2003 conta com o patrocínio da Fiat, co-patrocínio da Rádio Eldorado e HP e apoio de Guaraná Kuat, ESPN Brasil, revista Isto É e Água Crystal.

Fonte: ZDL de Comunicação

  
  

Publicado por em