Cineasta ficou fascinado com as Cataratas do Iguaçu

Poucas imagens no mundo fascinaram tanto o cineasta americano Francis Ford Coppola como as que viu em Foz do Iguaçu.Ele ficou encantado com a beleza das Cataratas do Iguaçu e com o gigantismo da maior usina hidrelétrica do mundo, a Itaipu

  
  

Poucas imagens no mundo fascinaram tanto o cineasta americano Francis Ford Coppola como as que viu em Foz do Iguaçu.Ele ficou encantado com a beleza das Cataratas do Iguaçu e com o gigantismo da maior usina hidrelétrica do mundo, a Itaipu Binacional.

Coppola não descartou a possibilidade de fazer um filme na região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

`Essa região é espetacular. Voltarei o mais breve possível, provavelmente em abril de 2004, e da próxima vez trarei minha família para compartilhar de todas essas maravilhas`, disse o cineasta na terça-feira(12/8), de manhã, durante visita à Usina de Itaipu.

Francis Ford Coppola é autor da trilogia `O Poderoso Chefão`, além de filmes como Drácula de Bram Stoker` e `O Selvagem da Motocicleta`.

O cineasta desembarcou no dia 11 de agosto em Foz do Iguaçu para uma visita de dois dias. No final da tarde de hoje, ele seguiu para Buenos Aires. Da capital argentina ele retornou a Curitiba, onde ficou por duas semanas, e para onde voltará também depois de visitar outras cidades brasileiras.

Coppola está viajando pelo mundo inteiro buscando inspiração para seu novo filme, `Megalópolis`, previsto para o ano que vem.

Homenagem :

Coppola chegou à usina por volta das 11 horas, acompanhado do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek. O roteiro de visita na usina começou pelo Bosque dos Visitantes, onde o cineasta foi convidado a plantar uma árvore.

Durante o plantio da muda de pau-brasil, a cada pá de terra,Coppola prestava homenagens às crianças, aos idosos, às plantas e aos animais.

`Esta é uma maneira singela de deixar aqui registrado o meu pedido de paz à humanidade`, ressaltou o cineasta.

Emoção e fotos:

Francis Ford Coppola ficou emocionado com a frase do falecido humorista e cartunista Henfil, registrada em uma placa localizada na frente do Mirante Central da Usina. Ele pediu uma cópia da tradução da frase, que diz: `Se não houver frutos, valeu a beleza das flores. Se não
houver flores, valeu a sombra das folhas. Se não houver folhas, valeu a intenção da semente`.

A visita durou aproximadamente três horas. Nenhum detalhe passou despercebido pelo cineasta, que conheceu detalhadamente toda a infra-estrutura da usina, inclusive as obras da futura Unidade Geradora 9A, uma das 2 novas unidades que estão sendo instaladas na Itaipu.

Na cota 40 da usina, onde fica o antigo leito do Rio Paraná, Coppola tirou várias fotografias e comentou: `Esse local seria um bom cenário para se produzir um filme.`

Fonte: Assessoria de Imprensa da Itaipu Binacional

  
  

Publicado por em