Conheça o cristalino Poço Azul que fica na Chapada Diamantina; Veja fotos

Famoso por sua água azul-turquesa, o Poço Azul fica na Chapada Diamantina e faz sucesso por suas belezas naturais. Em determinados momentos as pessoas parecem flutuar no ar de tão cristalina que é a água

  
  
O momento ideal para o mergulho é entre às 13h e 15h, pois os raios solares iluminam o poço e criam um incrível feixe luminoso que pinta as águas com um azul espetacular

As belezas naturais do Brasil sempre surpreendem e revelam maravilhas incríveis. O Poço Azul, como é conhecido, começou a receber visitantes somente em 1994 e desde então, se tornou um dos principais atrativos turísticos da Bahia. Viajantes do mundo inteiro vêm à região para conhecer este poço que parece colorido artificialmente de tão belo e encantador.

Localizado na região Sul da Chapada Diamantina, no município de Nova Redenção, a 400 km de Salvador, a caverna de águas azuis é o maior sítio submerso paleontológico do Brasil. Em estudos realizados em 2005, foram encontradas cerca de 3 mil de fósseis de animais pré-históricos, como por exemplo, a preguiça gigante, o texadonte (animal de grande porte parecido com o rinoceronte) e o mastodonte (semelhante a um elefante).

Com 80 metros de extensão e 16 metros de profundidade, o Poço Azul possui duas cavernas de 20m². Apesar da profundidade é possível visualizar as belas formações rochosas que habitam o fundo do poço com o auxílio de máscaras de mergulho. As águas são tão transparentes que ao imergir dá a sensação de já estar no fundo do poço, literalmente.

O momento ideal para o mergulho é entre às 13h e 15h, pois os raios solares iluminam o poço e criam um incrível feixe luminoso que pinta as águas com um azul espetacular. Porém, as noites também reservam belezas as visitantes. Segundo os guias locais, em crepúsculos de lua cheia as águas se tornam prateadas e dão um show a parte.

É importante ressaltar que o turismo responsável é praticado no local. Somente grupos com até 12 pessoas acessam o Poço e as visitas monitoradas tem duração de 25 minutos. Não é permitido o uso de cremes ou protetores solares, além de movimentos bruscos e agitações dentro do local. Estas medidas ajudam a evitar a contaminação da água e na preservação da área.

Não há dúvidas que o Poço Azul é uma atração singular da Chapada Diamantina e um dos locais mais belos do Brasil e do mundo. Suas águas transparentes e o incrível reflexo azul são de tirar o fôlego de qualquer um.

Gostou deste paraíso natural localizado na Chapada Diamantina? A cidade mais próxima é a pacata Lençóis. A região que é famosa por seus belos hotéis e pousadas também foi feita para quem gosta de economizar. Confira aqui os preços dos hotéis e faça sua reserva já www.Lençois.vou.la

Como Chegar
O acesso se dá através da estrada para Itaetê, com a entrada pelo Km-47. O visitante percorrerá uma pequena trilha de terra até chegar a uma escada que leva a um píer que foi construído dentro da gruta. O lugar onde se encontra a caverna possui uma boa infraestrutura para receber os turistas, com restaurantes, banheiros e lanchonetes. A taxa de visitação é de R$ 15.

Confira fotos do belíssimo Poço Azul na Chapada Diamantina
.

Com 80 metros de extensão e 16 metros de profundidade, o Poço Azul possui duas cavernas de 20m²

.

O Poço Azul começou a receber visitantes somente em 1994

.

Viajantes do mundo inteiro vêm à região para conhecer este poço que parece colorido artificialmente de tão belo e encantador

.

Apesar da profundidade é possível visualizar as belas formações rochosas que habitam o fundo do poço com o auxílio de máscaras de mergulho

.

O Poço Azul é uma atração singular da Chapada Diamantina e um dos locais mais belos do Brasil e do mundo

.

Somente grupos com até 12 pessoas acessam o Poço e as visitas monitoradas tem duração de 25 minutos

.

Famoso por sua água azul-turquesa, o Poço Azul fica na Chapada Diamantina e faz sucesso por suas belezas naturais

.
Por Dennys Marcel

  
  

Publicado por em

Adenicia

Adenicia

21/05/2014 19:18:14
A chapada diamantina é simplesmente maravilhosa. Vale muito a pena o passeio.

ODETE

ODETE

21/05/2014 18:14:06
Brasil, paisagens e locais maravilhosos. Terra abençoada! Pena repetir o que todo mundo já cansou de falar: o pais só nao é "o melhor" por conta da bandidagem dos POLÍTICOS.

Joelma

Joelma

21/05/2014 17:36:05
Realmente é muito bonito, já fui duas vezes e recomendo.

Fernando

Fernando

21/05/2014 16:56:30
Eu já fui e digo é incrível o lugar, não há só esses... na região de Mucugê aonde a maioria das pessoas ficam para ir a esses roteiros encontram outras cachoeiras lindas e belas.

Augusto

Augusto

21/05/2014 16:28:26
É muito lindo este lugar, vamos ver a conservação em seu entorno para que isso não acabe nunca!

Silvia

Silvia

21/05/2014 16:20:14
Estive lá em julho/2013 e o lugar é espetacular. Depois do mergulho é só subir ao restaurante da propriedade para experimentar palma, banana verde e outras iguarias regionais. Imperdível!

JOAQUIM BORGES

JOAQUIM BORGES

21/05/2014 15:45:49
ESPETACULAR,DIVINO,MARAVILHOSO, ISTO É BRASIL!

PS:AINDA BEM QUE OS POLÍTICOS NÃO O DESCUBRIRAM

David Lawrence

David Lawrence

21/05/2014 15:14:31
Lembrei me do Jacob's Well!

Dennys Marcel

Dennys Marcel

Olá David, Veja esta nossa matéria sobre o Jacob's Well! [[http://ecoviagem.uol.com.br/noticias/turismo/turismo-de-aventura/conheca-o-poco-de-mergulho-mais-lindo-e-perigoso-do-mundo-veja-fotos-17709.asp abraços! dennys|]] Marcel