Conheça o famoso e paradisíaco cenote Ik Kil, em Cancún; Veja fotos

Com águas cristalinas e temperatura média de 22ºC, o cenote Ik Kil está localizado na região de Yucatan, no México. Considerado um portal mágico pelos Maias, o local ainda encanta pessoas do mundo inteiro com sua beleza ímpar

  
  
Os cenotes surpreendem e encantam turistas que curtem um cenário paradisíaco

Além das tradicionais belezas naturais que o México possui, o país também é famoso por seus cenotes. Localizados na região de Yucatan, os famosos buracos surpreendem e encantam os turistas que curtem um cenário paradisíaco com uma pitada de aventura. Para os amantes da natureza, essas cavernas são perfeitas para nadar, mergulhar, praticar snorkeling, tomar banho de sol ou simplesmente relaxar.

Originada do vocabulário maia (Dzonot), a palavra cenote era sagrada para eles. O local que era a principal fonte de água doce na Era Pré-colombiana também foi considerado um santuário pelos maias. Eles acreditavam que os enormes buracos fossem verdadeiros portais de comunicação com os seus deuses.

Na península de Yucatan há cerca de 7 mil cenotes, todos igualmente belos, mas cada um com sua particularidade. Entre os diversos ‘buracos’ existentes na região, o mais famoso é o de Ik Kil. Localizado no parque de mesmo nome, próximo a cidade arqueológica maia de Chichén Itzá, ele impressiona por seu tamanho e beleza singular. O enorme buraco encanta ainda mais por suas águas incrivelmente cristalinas. Situado a 26 metros abaixo do nível do solo, o cenote possui 60 metros de diâmetro e 40 metros de profundidade. Suas paredes rochosas são formadas por uma exuberante vegetação verde que emoldura o poço e dá um charme ainda maior ao local.

Em dias ensolarados, o Ik Kil fica ainda mais belo ao receber a luz direta do sol, tornando-o incrivelmente mais azul. Porém, tanta beleza esconde alguns perigos. Como sua água é doce e muito densa, é difícil nadar e boiar, por isso, é recomendável alugar um colete salva-vidas para evitar problemas.

Aos que forem visitar Ik Kil, a dica é se hospedar na região e aproveitar a boa infraestrutura que o Parque oferece. Com restaurantes, lojas, casas para locação e hotéis, haverá diversão e hospedagem para todos os tipos de gostos e bolsos. A única taxa cobrada dos turistas é para entrar no cenote. O Parque cobra R$ 10 por pessoa que é utilizado na conservação do local.

Como chegar
O cenote situa-se a três quilômetros do sítio arqueológico de Chichén Itzá, que está a 200 quilômetros de Cancún. Partindo da cidade maia de carro, através da estrada Valladolid, o tempo da viagem é de apenas 20 minutos.

Mapa
.


.

Confira fotos do belo cenote de Ik Kil, no México

Ik Kil é o mais famoso cenote do México e está localizado próximo a cidade maia de Chichén Itzá, em Yucatán

.

Ik Kil impressiona pelo seu tamanho e beleza singular

.

Em dias ensolarados, o poço fica ainda mais bonito ao receber a luz direta do sol, tornando suas águas ainda mais azuis

.

Os cenotes são perfeitos para nadar, mergulhar, praticar snorkeling, tomar banho de sol ou simplesmente relaxar

.
Por Dennys Marcel

  
  

Publicado por em

Joram

Joram

13/07/2014 14:55:02
Simplesmente maravilhosos estes cenotes no México. Vale apena conhecer.

Graca Alcantara

Graca Alcantara

13/07/2014 13:53:36
Estive neste local na semana passada. É simplesmente maravilhoso, mágico, único... Vale a pena visitar!

Leonardo

Leonardo

13/07/2014 11:34:41
Já estive neste lugar. É maravilhoso, mas não tanto como as fotos mostram.