Costa Doce gaúcha oferece novas trilhas

Trilhas ecológicas no município de Sertão Santana são cenários para a contemplação

  
  
Costa Doce/RS

Banhada pelo Lago Guaíba, Rio Camaquã, Canal São Gonçalo e Lagoas dos Patos, Mirim e Mangueira, a região da Costa Doce, no Rio Grande do Sul, é conhecida por reunir flora e fauna em locais de extrema beleza. A exuberante combinação é uma provocação para o olhar, que poderá desbravá-la no próximo sábado (17). Nessa data, trilhas ecológicas do projeto Caminhada dos Cerros da Costa Doce recebem 75 visitantes em Sertão Santana. A iniciativa é do Sebrae/RS e da Prefeitura do município, a 77 km de Porto Alegre.

As inscrições para participar foram realizadas até esta terça-feira (13) no e-mail agricultura@sertaosantana-rs.com.br, com o investimento de R$ 30,00, que pôde ser realizado por depósito bancário. Com quatro etapas, o tempo total da caminhada é de cinco horas, das 9h30 às 14h30. O trajeto pelas trilhas ecológicas começa na Estrada da Linha Alfredo Silveira, esquina com Linha Nova. São quatro quilômetros de extensão, com tempo de duração previsto em uma hora.

A Trilha das Pedras Abraçadas, segunda etapa do passeio, proporciona a contemplação de grandes pedras, figueiras seculares, e o ambiente natural revela um caminho de vegetação nativa. O grau de dificuldade é alto, e tem duração aproximada de 2h30. A terceira etapa da caminhada será por uma estrada de chão batido, com tempo estimado em 30 minutos. A finalização do percurso leva o visitante à trilha da Pedra Grande – com belas paisagens, mata nativa e um paredão de granito com cerca de 70 metros.

Os participantes deverão subir o morro e cruzar um campo para lhes ser revelada uma galeria natural repleta de pequenas cachoeiras que podem ser facilmente atravessadas. O grau de dificuldade é médio, com tempo de percurso em torno de 2h30.

Segundo o responsável pelo setor turístico da Prefeitura de Sertão Santana e diretor das caminhadas, João Meyer, o sucesso da primeira edição, que ocorreu no final de março, com todas as vagas preenchidas, estimulou a nova realização. “Observamos que, além de promover as trilhas, proporcionamos uma grande interação entre os participantes que vem de outros estados e os moradores locais. Já temos inscritos de Rio Grande, Porto Alegre, Viamão, Canoas, Guaíba, Santa Maria, além de Sertão Santana”.

Meyer salienta que, para a segurança dos participantes e do meio ambiente, algumas recomendações deverão ser seguidas no passeio. Entre elas, não remover plantas, não jogar lixo no percurso e andar sempre em fila indiana. “Eu acompanho o grupo, e a cada dez participantes há um monitor de apoio”, explica. Conforme ele, dois técnicos em enfermagem e uma ambulância completam a equipe da organização, que recomenda o uso de calçados adequados, protetor solar e roupas leves no passeio.

São apoiadores da caminhada a Agência de Desenvolvimento de Turismo da Costa Doce, a Pousada Birke, a Lancheria Fast Food, o Bar e Lancheria Dedão e o Restaurante e Pizzaria Manfroi.

Sobre o projeto

A Caminhada dos Cerros da Costa Doce é uma ação do projeto Hospitalidade na Costa Doce, que tem o objetivo de aumentar a oferta de produtos e serviços do trade turístico e a satisfação dos clientes. Suas ações beneficiam hotéis, pousadas e agências de turismo receptivas dos municípios de Arambaré, Barra do Ribeiro, Camaquã, Chuí, Jaguarão, Mariana Pimentel, Pelotas, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Sertão Santana e Tapes.

Através do projeto Hospitalidade na Costa Doce são estimuladas a integração dos meios de hospedagens e agências receptivas para divulgação e comercialização das rotas e roteiros turísticos da Costa Doce; a implantação de boas práticas de desenvolvimento sustentável; e a qualificação do processo de gestão do trade, entre outros.

Serviço:
Sebrae/RS - (51) 3216-5165 e 3216-5182
www.sebrae-rs.com.brasn
Central de Relacionamento Sebrae – 0800-570-0800
Sebrae/RS Sul - (53) 3225-0541

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em

Cléber

Cléber

17/10/2009 23:39:26
Parabéns pela iniciativa,muitas formas de revelar a beleza natural inconfundível,que este lugar mostra!!

Eliane Schönhofen

Eliane Schönhofen

16/10/2009 12:02:50
Que iniciativa formidável para revelar as belezas naturais tão próximas de Porto Alegre, à menos de 100 km de distância da capital, além de mostrar nossos costumes hospitaleiros e a alegria em receber visitas nesta Região Sul do Estado.