Cunha encanta turistas com paisagens e arte

A estância climática está localizada na divisa entre os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro

  
  

Bucólica, hospitaleira, detentora de uma grande atmosfera cultural e cercada por paisagens de tirar o fôlego. Assim é a cidade de Cunha (SP), localizada entre as serras do Mar, da Bocaina e do Quebra Cangalha, a 232 quilômetros da capital paulista e a 47 de Parati (RJ).

Parte do município, um dos mais extensos do Estado de São Paulo, fica dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, criado em 1977 com uma área total de 309 mil hectares. Lá é possível encontrar reservas preservadas de Mata Atlântica, onde há rios, cachoeiras e diversas espécies de fauna – como capivaras, onças, quatis, sagüis, gaviões e papagaios - e flora – cedros, perobas, canelas, ipês, bromélias e orquídeas.

Entre os pontos turísticos para quem gosta de natureza, destaque para a Pedra da Macela, que oferece incríveis vistas panorâmicas da Baía de Ilha Grande e das cidades de Angra dos Reis e Parati. Outra opção é fazer caminhadas pelas trilhas do Parque Estadual – a do Rio Paraibuna tem 1.700 metros de extensão e a do Rio Bonito tem 7.600 metros. Para completar a aventura, valem visitas às cachoeiras do Desterro, Pimenta, Jericó, Mato Limpo e Gabiroba.

Já os apreciadores de arte contam com inúmeros ateliês de cerâmica, que deram fama internacional a Cunha e a artistas locais, como Leí Galvão, Kimiko Suenaga, Gilberto Jardineiro, Luís Toledo, Mieko Ukeseki, Benedita Olímpia e Sandra Bernardini. Pode-se ainda conhecer a Casa do Artesão, fundada em 1988 e onde há exposições permanentes de cerâmica, pintura, trançado, escultura e bordados.

Por fim, quem quiser saber mais sobre a história da cidade, que foi palco de batalhas durante a Revolução Constitucionalista, deve conhecer o Museu Municipal Francisco Veloso, a Fazenda Santana – da época colonial – e as igrejas Nossa Senhora da Imaculada Conceição e Nossa Senhora do Rosário, construídas em 1731 e 1760, respectivamente. Outra atração interessante é o Mercado Municipal.

Além de tudo isso, os inúmeros restaurantes e pousadas, aliados ao excelente clima que faz durante todo o ano, transformam Cunha em um lugar extremamente convidativo para turistas de todas as partes do Brasil. Mais informações podem ser obtidas no site www.cunha.sp.gov.br.

Fonte: AD Comunicação & Marketing

  
  

Publicado por em