Cursos de Monitor Ecológico ensinam técnicas para organização de viagens

“Os cursos de Monitor Ecológico ou Monitor em Hotel ` têm duração de 3 dias. Desde o embarque no ônibus até o hotel, durante a estadia e também no retorno do destino, o cursando já vai recebendo informações sobre as funções dos Monitores de Hotel. Os

  
  

“Os cursos de Monitor Ecológico ou Monitor em Hotel ` têm duração de 3 dias. Desde o embarque no ônibus até o hotel, durante a estadia e também no retorno do destino, o cursando já vai recebendo informações sobre as funções dos Monitores de Hotel.

Os alunos viajam e aprendem na prática, se aperfeiçoando em atividades que dão uma vivência. Ao final, quem tiver presença de no mínimo 75% das aulas e atividades recebe um certificado de 40 horas” relata Marco Gomes, coordenador do curso da Joy Turismo.

Antes de se tornar coordenador, Marco Gomes foi monitor por cinco anos em hotéis, acampamentos, clubes, escolas, SPAs, empresas e etc. Hoje ele é graduado em educação física, técnico em guia de atrativos naturais (guia ecológico) e pôs graduado em educação e saúde.

Para ele, o curso de monitor é indicado “para quem se identifica com as atividades da função, se preocupa em auxiliar as pessoas e gosta de fazer uso do lúdico para uma realização mais completa da vida, mas sem nunca esquecer das inúmeras responsabilidades que o trabalho exige”.

“É errado pensar que qualquer pessoa pode ser um profissional do lazer. Existem pessoas ótimas para trabalhar com máquinas e outras ótimas para trabalhar com gente. Para ser um profissional do lazer tem que em primeiro lugar gostar de gente. O bom humor é importantíssimo e não ter medo de viajar para novos lugares também, mas isso não é tudo! É necessário estudar e aprender sempre.

Principalmente sobre tendências, comportamentos, tudo aquilo que estiver ligado a satisfação das pessoas através do entretenimento e lazer, também ter qualidades como alegria, vontade, saúde e comprometimento com a profissão” completa Marquinhos.

O curso de monitores normalmente é freqüentado por alunos de faculdades ligadas direta ou indiretamente com atividades que envolvem a área de turismo e pessoas que se identificam com atividades de recreação e lazer.

“Além dos estudantes de turismo, educação-física e interessados em exercer essa atividade profissionalmente, o curso é indicado também para quem quer se motivar. Algumas pessoas participam mesmo sem pensar em trabalhar com lazer e saem com um brilho diferente nos olhos, encarando a arte de brincar de uma forma muito mais importante para suas vidas” explica ele.

Mas, será que os alunos já saem dos Cursos de Monitor em Hotéis com trabalho garantido? “A preparação facilita a abertura de portas e o aluno sai preparado e seguro a ponto de crescer em uma oportunidade de trabalho e pode encontrar facilidade de se estabelecer no ramo profissional.

Mas, tudo depende dele” explica André Fedel, diretor da Joy. O salário varia de acordo com a atividade e o período de trabalho. Em alta temporada um monitor pode ter ótimas remunerações.

A atividade costuma ser praticada por estudantes que fazem “bicos” durante as férias, mas há profissionais especializados que trabalham o ano todo e não trocam esse trabalho por nada. Além disso, o mercado de turismo está cada vez mais exigente quanto a preparação dos seus funcionários ou prestadores de serviço.

Entre as disciplinas oferecidas nos dois cursos para monitores da Joy estão: para Monitor em Hotéis, procedimentos e atividades relativas em ônibus; postura e conduta do recreador hoteleiro; rodas e brincadeiras cantadas, show de talentos para toda a família; recreação para crianças entre 3 e 6 anos; animação para hóspedes entre 7 e 12 anos; lazer e animação para terceira idade; atividades de integração e quebra-gelo; atividades lúdicas para espaços externos; elaboração e construção de um programa de lazer; a importância da comunicação para o profissional do lazer; e para Monitor Ecológico, disciplina e liderança; noções de primeiros socorros; procedimento e animação em ônibus; técnicas em caminhadas em grupo; noções de ecologia (ecossistema e Mata Atlântica); técnicas e organização de viagens ecológicas (check-list, equipamentos, vestuário, alimentação, acampamento); lixo civilizado (reduzir, reutilizar, reciclar) e oficina AFAN’S (trabalho com cordas, ginástica e meditação).

Fonte: Estilo Press

Del Valle Editoria
Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em

Kássia

Kássia

03/03/2012 09:31:32
COMO FICO SABENDO A RESPEITO DE CURSOS DESTA AREA? E VALORES E DATAS?

Giuliana Patricia Alves de Sousa

Giuliana Patricia Alves de Sousa

23/01/2009 20:04:05
Por favor, gostaria de saber todas as informações sobre o curso, inclusive quais os requisitos para ingressar no curso, preço, etc.
Obrigada!

Erika

Erika

10/11/2008 07:57:07
Gostaria de saber o valor do curso.

Jaci

Jaci

29/10/2008 19:26:00
Tenho interesse em fazer o curso monitor ecológico

Valeria

Valeria

22/10/2008 14:02:47
gostaria de receber informaçoes sobre o curso grato, data,valor e local

Valeria

Aguinaldo Marques

Aguinaldo Marques

18/10/2008 18:06:01
Gostaria de receber maiores informações a respeito desses cursos, onde fazer? como fazer? quanto custa?

ELEUZA OLIVEIRA

ELEUZA OLIVEIRA

15/10/2008 13:39:20
SOU SEGURANÇA E GOSTARIA MUITO DE SABER COMO PÓSSO TA FAZENDO ESSE CURSO DE MONITOR ECOLÓGICO E SE TEM MONITOR DE CRIANÇA?.QTO CUSTA O CURSO?.E SE EM SANTOS(OU NA BAIXADA SANTISTA)EU ENCONTRO ESCOLAS QUE JA POSSUEM ESSE CURSO?.FICO NO AGUARDO DE MAIORES INFO E MAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE O MESMO.OBRIGADA E UM ABRAÇO.

Liciani

Liciani

20/09/2008 23:29:50
Eu gostaria muito de fazer o curso,e quero uma maneira de me comunicar com os responsaveis.

Clever

Clever

19/09/2008 12:46:24
Gostaria de saber o custo do curso de monitor ecológico,bem como datas e dias de curso
att