Delta do Parnaíba terá mapa com áreas para ecoturismo

O Ministério do Meio Ambiente começou a fazer um levantamento das áreas importantes para o ecoturismo na região do Delta do Parnaíba (PI) e nos Lençóis no Maranhão (MA). Técnicos do Programa Zoneamento Ecológico-Econômico e do Programa Nacional Ecotur

  
  

O Ministério do Meio Ambiente começou a fazer um levantamento das áreas importantes para o ecoturismo na região do Delta do Parnaíba (PI) e nos Lençóis no Maranhão (MA).

Técnicos do Programa Zoneamento Ecológico-Econômico e do Programa Nacional Ecoturismo da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do ministério, em parceria com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), iniciam, no Piauí, a agenda de trabalho para a implementação do Sistema de Informações Georreferenciadas para o Ecoturismo (SIG).

A implementação do SIG tem como objetivo levantar, georreferenciar e sistematizar informações sobre o patrimônio ambiental ecoturístico em especial nas áreas
protegidas da União, estados e municípios.

Os dados sobre atrativos naturais (fauna, flora, relevo, etc), conhecimentos paleontológicos, espeleológicos, arqueológicos, monumentos, e parques geológicos vão subsidiar os governos no planejamento, gestão e monitoramento da atividade ecoturística.

As informações também orientarão a iniciativa privada e a sociedade na tomada de decisões sobre investimentos no setor.

A costa do Delta do Parnaíba e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foram selecionados como áreas piloto para o desenvolvimento do projeto por despertar
crescente interesse no mercado turístico nacional e internacional, de acordo com estudos e diagnósticos realizados pelo Ministério do Meio Ambiente.

O levantamento de dados que começou a ser feito no dia 7de dezembro e foi concluido em 16 de dezembro.

O mapeamento georreferencial constituiu uma das primeiras ações a serem desenvolvidas com base no diagnóstico da área levantado no zoneamento ecológico-econômico.

No estudo, foram apontadas limitações, fragilidades
ambientais e potencialidades de desenvolvimento econômico da região, destacando o ecoturismo com forte demanda.

A extração de caranguejo e a agricultura familiar representam também uma potencialidade econômica. O sistema de informações georreferenciadas prevê também o mapeamento dos atrativos ambientais e geológicos em todo o Brasil.

Fonte: MMA

  
  

Publicado por em