Descubra as maravilhas do Recanto Ecológico do Rio da Prata nestas férias

O Recanto Ecológico do Rio da Prata é um local admirado por sua beleza exuberante e pelas diversas opções de ecoturismo que possui. Para os que gostam de relaxar no meio de paisagens paradisíacas e fazer ecoturismo a região é o local perfeito

  
  
Flutuação no rio Olho D'água

O Recanto Ecológico do Rio da Prata é um local admirado por sua beleza exuberante e pelas diversas opções de ecoturismo que possui. Para aqueles que gostam de relaxar no meio de paisagens paradisíacas e aproveitar para fazer flutuação, mergulho com cilindro, cavalgadas pela mata virgem ou observação de aves, o Rio do Prata, em Jardim, no Mato Grosso do Sul é o local perfeito.

Flutuação
A flutuação é realizada em grupos de até 9 pessoas com o acompanhamento de um guia especializado. Primeiramente você receberá o equipamento adequado, já incluso no valor, para o mergulho no rio. Para alcançar a nascente do rio Olho D'água, de onde começam os mergulhos, o grupo é transportado até a RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural.

O passeio de ecoturismo inicia-se então com uma agradável caminhada pela mata ciliar do Rio da Prata, através de uma trilha interpretativa. Inúmeras árvores centenárias, orquídeas e bromélias são encontradas no trajeto, e existem boas chances de se observar aves e animais silvestres. Dentre as espécies de mamíferos encontradas está o macaco-prego, bugio, cotia, queixada, cateto, quati e outras.

A trilha termina na nascente do rio Olho D'Água, uma imensa piscina natural de águas cristalinas, onde é realizado um breve treinamento para a flutuação. O guia ajudará todos a se equipar para o mergulho no rio e exploração dos arredores.

A suave correnteza leva os visitantes calmamente por um passeio em um mundo subaquático fantástico, habitado por dezenas de espécies de peixes e plantas aquáticas. Você se verá cercado por piraputangas, dourados, curimbatás, piaus, matogrossinhos e outros peixes do Pantanal. Com sorte, um jacaré, uma sucuri ou até mesmo uma lontra poderão cruzar o seu caminho.

Você flutuará rio abaixo, percorrendo em torno de 2 km, até o encontro dos rios Olho D'Água e Rio da Prata. Nesse ponto, será possível escolher entre continuar flutuando ou embarcar em um pequeno barco de motor elétrico. O passeio tem duração total em torno de 4 horas.

Ao final do passeio, um delicioso almoço com comidas típicas de Mato Grosso do Sul estará à sua espera. Depois, é deitar na rede e curtir a sensação maravilhosa de estar tão próximo à natureza.

Para assegurar uma aventura segura, o passeio possui um Sistema de Gestão de Segurança certificado pela ABNT e Inmetro. Clique aqui e saiba mais!

Obs: Todo o equipamento obrigatório (roupa de neoprene de 5mm, bota de neoprene, máscara e snorkel) e opcional (colete salva-vidas) está incluso no valor do passeio, assim como seguro contra acidentes e guia especializado.

Mergulho com cilindro
Chamamos de Mergulho com cilindro o passeio de mergulho autônomo no Rio da Prata. O passeio é acompanhado por um mergulhador profissional experiente que guiará o visitante por este belo mundo de águas cristalinas repleto de lindos peixes e vasta vegetação.

O mergulho ocorre em profundidades entre 5 e 7 metros, e além da beleza do cenário subaquático, você estará cercado por cardumes de peixes de várias espécies como Piraputangas, Pacu, Cachara, Pintado, Curimbatás e Dourados. As profundezas de um rio são muito diferentes da sua superfície. Os feixes de luz, galhadas e troncos caídos, paredões de pedra e formações rochosas compõem uma paisagem subaquática incrível, que revela surpresas a cada instante, como cardumes de lambaris brilhando com o reflexo do sol, ou um magnífico pintado escondido em sua loca.

No Deck de Pedra do Rio da Prata o instrutor irá passar todas as instruções básicas e de adaptação aos equipamentos e depois irá ajudar os visitantes a se equiparem para o passeio. O mergulho dura entre 30 e 40 minutos, em média.

O mergulho pode ser feito por qualquer pessoa acima de 12 anos, basta ter disposição, e também pode ser realizado tanto por pessoas com certificação de mergulho autônomo, como por marinheiros de primeira viagem. A certificação de mergulho autônomo deve ser comprovada através da apresentação de carteirinha.

Quando o visitante não possui certificação podem mergulhar ao mesmo tempo até duas pessoas por guia. Já quando os visitantes possuem certificação podem mergulhar até quatro pessoas por guia.

A sensação que se tem ao mergulhar nas águas azuis do Rio da Prata é a de estar voando sobre o fundo do rio junto com os peixes, você se sente com total liberdade de movimentos.

Fonte: Bonito Web

  
  

Publicado por em