Descubra o Brasil volta com maior importância e abrangência em 2006

O programa de seminários “Descubra o Brasil”, promovido pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e operacionalizado por meio de convênio entre a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) e Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estru

  
  

O programa de seminários “Descubra o Brasil”, promovido pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e operacionalizado por meio de convênio entre a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) e Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), já tem agenda definida para todo o primeiro semestre de 2006.

Nesta temporada serão atendidos 13 mercados, entre Europa e Américas. A primeira edição acontece no dia 14 de março, em Frankfurt (Alemanha). A última, no dia 8 de junho, em Dallas (Estados Unidos). Em alguns desses mercados já está definida também a realização dos eventos “Noites Brasileiras”, reforçando a presença verde-amarela.

`Neste ano temos uma expectativa ainda maior, pois elaboramos um calendário mais amplo e estamos divulgando com antecedência pelo País. Procuramos datas próximas às de feiras internacionais, o que também facilitará a participação dos profissionais.

Além disso, agora vamos atender a novos mercados, como Rússia e Canadá, ampliando ainda mais a abrangência do projeto`, explica a gerente de Apoio à Comercialização da Embratur e coordenadora do `Descubra o Brasil`, Jurema Monteiro.

Os seminários têm como objetivo integrar as ações que já estão sendo desenvolvidas de promoção turistica no exterior. São encontros de caráter comercial em que profissionais brasileiros de diversos segmentos fazem apresentações detalhadas sobre produtos e serviços turísticos do País. Elas são voltadas a representantes de operadoras e de governo, veículos de imprensa e formadores de opinião, em geral, nos próprios mercados emissores.

As palestras e treinamentos de vendas adotam a segmentação de mercado estabelecida pela Embratur, que divide os produtos turísticos em cinco áreas: Sol e Mar; Negócios e Eventos; Cultura; Esportes; e Ecoturismo.

Os eventos são complementados por rodadas de negócios, nas quais são estreitados relacionamentos e as informações transmitidas são capitalizadas através do fechamento, muitas vezes imediato, de acordos e parcerias.

`Os seminários diferem um pouco da participação em feiras. Na verdade, são iniciativas que se completam. Neste caso, temos o total controle sobre todo o processo. Nós decidimos quando vamos a qual mercado e podemos adaptar nossas mensagens para aquele público. É uma apresentação sob medida`, detalha Jurema.

As “Noites Brasileiras” têm objetivos semelhantes, mas em encontros mais descontraídos. São ferramentas de relacionamento. Elas também põem em contato direto os membros do emissivo estrangeiro e do receptivo nacional em oportunidades em que são destacados elementos da cultura brasileira, como música, dança e outras manifestações folclóricas.

Elas vão acontecer dia 10 de março, em Berlim (Alemanha, junto com a ITB), 27 de abril, em Córdoba (Argentina, seguido de um seminário), e 25 de maio, em Barcelona (Espanha).

Para divulgar a iniciativa e ganhar ainda mais representatividade e participação dos profissionais brasileiros, foram promovidas apresentações do projeto por diversas cidades do País. Nesta semana São Paulo e Rio de Janeiro fecharam o ciclo que passou também por Recife (PE), Natal (RN), Fortaleza (CE), Manaus (AM) e Belém (PA).

Fonte: Embratur

Del Valle Editoria
Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em