Ecoadventur Litoral Norte-SP enfocará ecologia, ecoturismo e aventura

A terceira edição do Ecoadventur Litoral Norte – SP/2006 acontecerá de 13 a 16 de julho em Caraguá com o objetivo de debater assuntos como ecologia, sustentabilidade, preservação ambiental, ecoturismo, esportes e atividades de aventura no Litoral Norte.

  
  

A terceira edição do Ecoadventur Litoral Norte – SP/2006 acontecerá de 13 a 16 de julho em Caraguá com o objetivo de debater assuntos como ecologia, sustentabilidade, preservação ambiental, ecoturismo, esportes e atividades de aventura no Litoral Norte.

O Ecoadventur Litoral Norte será dividido em três sub-eventos:

ENPRO-ECO - Encontro Pró Ecoturismo e Preservação Ambiental e Responsabilidade Social no Litoral Norte, é um conjunto de atividades que propicia condições favoráveis à ampla divulgação e análise de fatores que possam levar a região, suas comunidades e a população em geral a usufruírem de melhor qualidade de vida. Os mais importantes temas serão discutidos exclusivamente na forma de painel e mesa redonda, que serão compostos por nomes de projeção nacional e internacional.

Além disso, na Tenda da Ecologia, Organizações Não Governamentais com atuação no Brasil e no exterior, que atuam no campo da Ecologia (preservação ambiental, educação, cultura, etc) apresentarão seus Projetos em seus próprios estandes.

As ONGs que já atuam no Litoral Norte - SP, tais como as que fazem parte da REALNORTE - Rede de ONGs Ambientalistas do Litoral Norte, demonstrarão de modo integrado e didático os benefícios que levam à população da Região.

As entidades culturais/educacionais demonstrarão os métodos que criaram ou utilizam para melhorar o desenvolvimento intelectual e profissional da população do Litoral Norte - SP.

FERA Litoral Norte – SP - Festival de Esportes Radicais e de Aventura - As áreas da TENDA DOS FERAS serão tematizadas como água, terra e ar. Por meio de mesa-redonda serão discutidas as mais importantes questões do ecoturismo e de atividades e esportes de aventura no Litoral Norte e suas correlações com a preservação ambiental serão debatidas.

Organizações Não Governamentais, Associações, Secretarias e Federações de Esportes e Atividades de Aventura apresentarão e discutirão seus objetivos, regulamentos, calendários, programas de incentivos, formas de patrocínios.

As operadoras ecoturísticas e de esportes e atividades de aventura vão expor e demonstrar suas especialidades (ciclismo, montanhismo, surf, canoagem, mergulho, corrida de aventura, vôo livre, trekking, escalada etc.).

Na Área Adrenalina o público presente poderá praticar diversos esportes de aventura durante os quatro dias do evento. Para praticar as atividades, o público não paga nada e será orientado pelos profissionais de cada modalidade para que possa entender e saber mais sobre o esporte de aventura, também sentindo suas emoções.

Algumas das atrações disponíveis serão um circuito de arvorismo, parede de escalada e rapel de 12 metros, tanque para a prática de mergulho, aulas práticas de canoagem oceânica e tirolesa de 150 metros que passará por cima do Rio Santo Antonio.

Ainda, pela primeira vez, este rio no centro da cidade será palco de um festival de provas de canoagem com mais de 50 competidores em todas as categorias, incluindo-se alguns remadores de caiaques oceânicos reconhecidos nacionalmente. As crianças de 2 a 10 anos também poderão praticar atividades de aventura no Playground Radicalzinho acompanhadas por monitores especializados. Entre as atrações está uma parede de escalada de 3 metros.

A ECOADVENTUR EXPO – 2006 - Feira de Serviços, Produtos e Equipamentos - A área de exposição contará com empresas industriais e comerciais, além de entidades que atuam em praticamente todos os segmentos relacionados com turismo e atividades de aventura, estarão presentes: veículos esportivos/off-road; embarcações de muitos tipos; hotelaria, material de construções; vestuário e complementos; calçados; veículos de comunicação; serviços de saúde; medicamentos; escolas e faculdades; serviços bancários; telefonia; locação de veículos, agências e operadoras de ecoturismo, cidades e regiões ecoturísticas etc.

Programação geral do evento:

ENPRO-ECO:
Encontro Pró-Preservação Ambiental e Responsabilidade Social

13 de Julho às 19h00:
Painel O FUTURO POLÍTICO DO LITORAL NORTE
- A Visão Política para Desenvolvimento Sustentável
do Litoral Norte, pelos candidatos, em outubro, a
cargos eletivos.

14 de Julho às 21h00:
O PROJETO PETROBRÁS - CAMPO DE MEXILHÃO
- As Implicações dos Impactos Ambientais e Socio-econômicos no LN - SP, por representantes da Petrobrás.

15 de Julho às 15h00:
Painel A MATA ATLÂNTICA E A RESPONSABILIDADE DE SUA PRESERVAÇÃO
- Os Impactos das Obras sobre as UC. - O Ecoturismo como Indutor de Desenvolvimento
Sustentável e o Potencial Turístico e Econômico dos Parques Estaduais no LN - SP.
Apresentações e debates coordenados, pela Rede de Ongs da Mata Atlântica.

FERA:
Festival de Ecoturismo, Esportes Radicais e de Aventura

14 de Julho às 15h00:
Painel POLÍTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO SUSTENTÁVEL.
- Por representantes da Secretaria de Turismo Sustentável do Ministério do Meio Ambiente,
Secretário Municipal de Carguá e IEB - Instituto de Ecoturismo do Brasil.
- Políticas Municipais e Federais para o Turismo de Aventura. O papel do poder público e da iniciativa privada.
- O Projeto de Ecoturismo / Visitação nas Unidades de Conservação do MMA. Estudo de Caso
sobre o Processo de Normatização realizado em Brotas - SP.

15 de Julho às 19h15:
Painel CERTIFICAÇÃO E SEGURANÇA, SEM ISTO NÃO HAVERÁ TURISMO DE AVENTURA.
- Procedimentos de Segurança e Resgate no Turismo de Aventura - Grupos de Voluntariado.
Pela ABETA - Associação Brasileira de Turismo de Aventura.
- Certificação do Turismo de Aventura. As Normas da ABNT. Pelo IH - Instituto da Hospitalidade.

Expo: Feira de Serviços, Produtos e Equipamentos e `Área Adrenalina`

- Pista de Arvorismo

- Parede de Escalada (12m)

- Rapel

- Tiroleza sobre o Rio Santo Antônio

- Tanque de Mergulho

- Caiaques

- 1ª Gincana de Aventura do LN

- Competições

- Demonstrações

Serviço:

3a Edição do ECOADVENTUR LITORAL NORTE – SP 2006

Teatro Mário Covas – Av. Goiás, 187 - Indaiá

Caraguatatuba – SP

De 13 a 16 de julho

A realização do evento é uma iniciativa da Adventure Factory e tem como patrocinador geral a Nestlé.

Fonte: Trópico Comunicação

Del Valle Editoria
Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em