Ecoturismo e comida caipira na Serra do Mar: conheça Natividade da Serra

No meio da Mata Atlântica, o município é um excelente atrativo para quem quer curtir a natureza

  
  
Criado para integrar a comunidade local, o Centro Cultural de Natividade da Serra tem como principal finalidade o resgate da cultura, da arte e do folclore regional

A pacata cidade de Natividade da Serra, na região do Vale do Paraíba, fica dentro da mata atlântica, na Serra do Mar, e atrai muitos turistas por conta das suas grandiosas cachoeiras.

Em 1973, com a construção da barragem de Paraibuna, ocorreu a inundação da cidade, surgindo uma nova Natividade da Serra que hoje abriga o reservatório da represa, um dos maiores atrativos turísticos da cidade, e uma das maiores raias para vela do Estado de São Paulo.

Com pouco mais de seis mil habitantes, Natividade recebe os adeptos de esportes aquáticos, que podem passear de lancha, jet-sky ou velejar no lago da represa. Próximo ao litoral norte, o município também atrai adoradores da pesca, pois possui uma variedade grande de peixes, como piabanha, tilápia, piaba, traíra, corimbatá e tucunaré.

Da represa é possível avistar mais de 204 ilhas nativas, que deu o prêmio para Natividade de represa melhor conservada ecologicamente no referendo da Eco 92.

A culinária típica da cidade tem características interioranas, mas com o grande diferencial que são os peixes da região. A pinga com mel e a pinga com Cambuci, fruta da mata atlântica, são bebidas muito apreciadas pelos visitantes.

Natividade da Serra oferece diferentes opções de lazer, como o rafting no rio Paraibuna e as trilhas na Mata Atlântica, que aliados à culinária caipira tornam a cidade muito mais atrativa.

Fonte: Governo de São Paulo

  
  

Publicado por em