Ecoturismo e Meio Ambiente foram pautas de debate do 5º Circuito do Conhecimento

Um dos objetivos foi discutir como trabalhar os atrativos naturais como produtos de forma ecologicamente correta e segura.

  
  

Em uma manhã de debates, o Circuito do Conhecimento reuniu no último dia 18 de novembro em Nova Lima, associados do Circuito do Ouro, empresários, estudantes e interessados para discutir sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade, Ecoturismo, Responsabilidade Socioambiental, e principalmente, como trabalhar os atrativos naturais como produtos de forma ecologicamente correta e segura.

O evento contou com os palestrantes Marcus Pavani, diretor da empresa Andarilho da Luz Ecoturismo, a bióloga Infaide Patrícia do Espírito Santo, da Gerência de Áreas Protegidas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o prof. Rodrigo Ribas, representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais. As discussões tiveram início com a bióloga Infaide Patrícia, que explicou aos presentes como é estruturado um plano de manejo dos Parques Ecológicos, além apresentar as atuais leis ambientais.

Em seguida, o prof. Rodrigo Ribas contextualizou historicamente a relação do homem com a natureza e destacou a importância da conscientização do turista, focada na Educação Ambiental. “É preciso que o turista saiba se comportar de maneira adequada nos atrativos naturais, pois assim, a atividade terá o mínimo impacto”, disse.

Finalizando o ciclo de palestras, Marcus Pavani, diretor da Andarilho da Luz Ecoturismo, apresentou como funciona uma empresa desse segmento, as crescentes demandas do mercado, e principalmente, como trabalhar o Ecoturismo e o Turismo de Aventura como um produto atrativo e seguro.

O Circuito do Conhecimento promoveu um ciclo de palestras em 2009 sobre os seguintes assuntos: Gestão do Turismo, Roteiros Integrados, Educação Patrimonial aliado ao Turismo, Marketing Estratégico de Lugares e Ecoturismo e Meio Ambiente. Para 2010 já está sendo preparada uma programação especial com sugestões do trade turístico e dos associados.

Fonte: Converso Comunicação

  
  

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