Ecoturismo é tema de debate em Santarém/PA

Gestores públicos e entidades ligadas ao turismo discutem resultados da 1ª etapa do projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos, do MTur

  
  
Ecoturismo é tema de debate em Santarém (PA)

Nesta terça-feira (15), chega a vez de Santarém, no Pará, receber o Seminário de Multiplicação de Boas Práticas do projeto “Destinos Referência em Segmentos Turísticos”, do Ministério do Turismo (MTur). Durante o evento, gestores públicos e representantes de entidades da região ligadas ao turismo discutirão os resultados da primeira etapa do projeto, que está preparando os municípios de Santarém e Belterra (PA) para se tornarem destinos modelo em Ecoturismo.

Na ocasião, será apresentado um estudo de caso do projeto, que foi desenvolvido nos municípios paraenses em parceria com o Instituto Casa Brasil de Cultura (ICBC) e a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta). Além disso, a coordenadora de Serviços Turísticos do MTur, Rosiane Rockenbach, será uma das palestrantes do evento, com o tema “Inovação de produtos turísticos por meio da estratégia de segmentação”.

Durante a tarde, os participantes de outros estados farão uma visita à comunidade de Maguari, na Flona Tapajós, em Belterra. De acordo com a coordenadora de Segmentação do MTur, Sáskia Lima, objetivo é a troca de experiências. “Queremos que eles conheçam o trabalho desenvolvido nessa região e levem as boas idéias para seus estados. Esse é o foco deste projeto, a disseminação de conhecimento”, explica. Enquanto os visitantes conhecem Maguari, os integrantes locais participarão da oficina “Colocando meu Produto no Mercado".

Na quarta-feira (16), outros dois destinos participantes do projeto apresentarão suas experiências e resultados já obtidos – Lençóis (BA), destino referência em Turismo de Aventura, e Parati (RJ), modelo em Turismo Cultural. Em seguida, os convidados farão um city tour pelos pontos históricos da cidade e na vila de Alter do Chão.

O Seminário de Multiplicação de Boas Práticas acontece no auditório Banco da Amazônia, Praça São Sebastião (Barão de Santarém), 75A – Prainha. Confira aqui a programação completa.

ECOTURISMO

O Ecoturismo é entendido pelo Ministério do Turismo como um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.

Clique aqui para ver o manual de Orientações Básicas de Ecoturismo, do MTur.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em

Laurinete ferreira

Laurinete ferreira

05/03/2010 22:47:10
Não. O lugar não é só lindo, é maravilhoso!!! É a minha terra querida. Saudades Santarém.

Mônica Régis Marques Fogaça

Mônica Régis Marques Fogaça

23/02/2010 17:20:05
Realmente o lugar é lindo, conheço de fotos, pois tenho amigos que conhecem o lugar, acredito que nao ficamos devendo nada a Pais algum, isso é Brasil - terra de muita beleza riquezas minerais, muito lindo