Em Salvador, presidente da Embratur apresenta o Plano Aquarela

O presidente da Embratur(Instituto Brasileiro de Turismo), Eduardo Sanovicz, esteve na última quinta, dia 28 de julho, em Salvador (BA), para apresentar a autoridades e ao trade baiano o Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional e os últimos resu

  
  

O presidente da Embratur(Instituto Brasileiro de Turismo), Eduardo Sanovicz, esteve na última quinta, dia 28 de julho, em Salvador (BA), para apresentar a autoridades e ao trade baiano o Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional e os últimos resultados do turismo brasileiro, em que foram batidos recordes de entrada de dólares com turistas estrangeiros e desembarques em vôos internacionais.

Campanha promocional

A visita se deu na mesma semana em que uma campanha do Brasil em Nova York (Estados Unidos) estampou páginas do `New York Times` e do `New York Post`, entre outros jornais. Ao lado de Rio de Janeiro (RJ) e Foz do Iguaçu (PR), Salvador foi um dos eixos da campanha.

Essa ação do Ministério do Turismo, por meio do Instituto, foi casada com um evento de promoção do Brasil que aconteceu no Grand Central Terminal (principal intersecção de linhas do metrô da cidade) nos dias 27 e 28.

Na ocasião, Sanovicz apresentou ao governador Paulo Souto a peça publicitária de Salvador. Ele também anunciou que, nos próximos 12 meses, a Embratur vai investir US$ 1,5 milhão em ações promocionais do País nos Estados Unidos e R$ 1,6 milhão na América do Sul. Em ambos os mercados, os produtos, serviços e destinos turísticos da Bahia terão destaque.

`O Estado incorpora conceitos que estão sendo trabalhados a partir de resultados do Plano Aquarela, como Sol&Praia e Cultura, além de ser um ícone do Brasil no exterior`, explica Sanovicz. O estudo é resultado de pesquisas com mais de seis mil estrangeiros em 18 países. Aponta que o patrimônio natural do Brasil e a alegria de seu povo são os principais atributos do País na visão do estrangeiro.

O prefeito de Salvador, João Henrique, durante encontro com Sanovicz, disse que ficava feliz com a inclusão da cidade nesta campanha. Para ele, com a ofensiva da Embratur, o número de turistas deve aumentar sensivelmente e a cidade terá de estar preparada para mostrar aos visitantes toda a sua cultura, arte, culinária e música.

As peças foram criadas a partir de conceitos lançados pelo Plano, como a Marca Brasil, imagem que representa o turismo brasileiro no exterior; e o alto índice de fidelidade do turista estrangeiro que visita o País (99% recomendam o destino a amigos e parentes e 86% têm intenção de voltar). Do ponto de vista conceitual, a campanha mostra turistas que viraram fãs do Brasil.

A apresentação aconteceu no Fiesta Bahia Hotel e foi uma iniciativa do Salvador da Bahia Convention Bureau (SBCB). Além do governador da Bahia e do prefeito de Salvador, Sanovicz esteve também com o secretário de Turismo, Paulo Gaudenzi, o presidente da Bahiatursa, Cláudio Taboada, o secretário da Indústria e Comércio, José Luiz Perez Garrido e com o presidente da Emtursa (Empresa Oficial de Turismo de Salvador), Benito Gama.

Números do turismo :

De acordo com o BC (Banco Central), de janeiro a junho, os estrangeiros gastaram no Brasil US$ 1,870 bilhão. O crescimento, comparado ao mesmo período do ano passado, que já havia sido o melhor da história, foi de 15,07%. Em comparação a 2003, o percentual é ainda mais expressivo, de 68,16%. O mês de junho teve a entrada de US$ 275 milhões, com um crescimento de 14,11% sobre os US$ 241 milhões de junho de 2004.

Já os desembarques em vôos internacionais no Brasil, no primeiro semestre, de acordo com a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) atingiram a marca de 3.341.485 passageiros, um crescimento de 15,37% em relação ao mesmo período do ano passado.

Este foi o melhor semestre de todos os tempos no número de desembarques no Brasil (não sendo necessariamente turistas, já que há brasileiros em retorno ao País).

No mês de junho, 514.069 pessoas chegaram aos aeroportos brasileiros vindos do exterior, um aumento de 11,38% sobre o mesmo mês do ano passado.

Fonte: Embratur

  
  

Publicado por em

Joice

Joice

10/09/2008 19:39:08
como o texto mesmo diz não é porque o desembarque nos aeroportos aumentaram que significa o aumento da vinda de turista na cidade pode muito bem ser residentes daqui voltando para suas casas...