Embratur e FGV iniciam pesquisas para o 5º Boletim de Desempenho Econômico

A EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) e a FGV (Fundação Getúlio Vargas) começaram nesta semana a enviar os questionários do 5º Boletim de Desempenho Econômico do Turismo Brasileiro. O levantamento é realizado em parceria com o Núcleo de Estudos

  
  

A EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) e a FGV (Fundação Getúlio Vargas) começaram nesta semana a enviar os questionários do 5º Boletim de Desempenho Econômico do Turismo Brasileiro.

O levantamento é realizado em parceria com o Núcleo de Estudos Avançados em Turismo e Hotelaria (Neath) da FGV e deve ser divulgado em fevereiro.

A pesquisa é um raio-X trimestral da economia do setor.Considera o momento atual dos negócios, o trimestre imediatamente anterior, o trimestre imediatamente posterior e, também, um horizonte que pode abarcar até os
próximos 12 meses.

Participam da pesquisa agências de viagens, operadoras de turismo, promotores de feiras, organizadores de eventos, meios de hospedagem, empresas de turismo receptivo e bares e restaurantes, que respondem questões sobre níveis de limite e expansão dos seus negócios.

O chefe de Estatísticas e Avaliação Econômica do Turismo da OMT (Organização Mundial do Turismo), Antonio Massieu, em julho de 2004, por ocasião do lançamento dos resultados do 3º Boletim, comentava o fato de o Brasil ser o quarto país no mundo a realizar tal pesquisa.

De acordo com o diretor de Estudos e Pesquisas da EMBRATUR, José Francisco de Salles Lopes, a pesquisa é um mapeamento da evolução recente e das perspectivas a curto prazo do setor turístico:`É uma grande novidade os profissionais do turismo poderem contar com dados que reflitam o momento do setor.

Além disso, esta será a primeira sondagem que poderá ser comparada ao mesmo período do ano anterior, pois iniciamos este trabalho há exatamente um ano”.

O diretor pede que o empresariado responda à pesquisa, realizada por computador, que além da simplicidade da resposta tem sigilo garantido e não toma nem cinco minutos do tempo do pesquisado.

Seus resultados serão ferramenta auxiliar na compreensão de seu próprio negócio e na orientação para os rumos futuros das suas atividades.

Outra iniciativa inédita da EMBRATUR e da FGV será a pesquisa de ajuste de expectativa, realizada com os 80 maiores empresários executivos do setor de turismo, no final deste mês.

Esse levantamento tem o intuito de mensurar expectativas e principais dificuldades vislumbradas por esses líderes e formadores de opinião da atividade sobre o ano de 2005. Os resultados serão também importantes para balizar tecnicamente os rumos da pesquisa deste ano.

Os quatro boletins de desempenho anteriores, realizados ao longo do ano, apontaram uma onda de otimismo que se confirmou com os resultados. Os estudos já realizados estão disponíveis no Portal Brasileiro do Turismo, na seção Dados e Fatos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da EMBRATUR

  
  

Publicado por em