Embratur participa de feiras para o público final no mercado ibérico

No fim de abril e início de maio, o destino Brasil foi promovido em grandes eventos para o público final no mercado ibérico. A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) representou o país no evento Rota de Viagens Stars e Feira de Viagens Mundo Abreu,

  
  

No fim de abril e início de maio, o destino Brasil foi promovido em grandes eventos para o público final no mercado ibérico. A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) representou o país no evento Rota de Viagens Stars e Feira de Viagens Mundo Abreu, em Lisboa(Portugal),e na SITC(Saló Internacional del Turisme a Catalunya), em Barcelona (Espanha).

Diferentes das feiras essencialmente destinadas a negócios, nestes acontecimentos há contato e venda diretos ao público.

`O objetivo é alcançar o consumidor final, que neste caso está escolhendo onde vai passar suas férias de verão, que acontecem em agosto`, afirma Vera Sanches, que cuida dos EBTs (Escritórios Brasileiros de Turismo) na Europa, sediada em Lisboa.

No último fim de semana, o EBT de Lisboa esteve no evento da agência de viagens portuguesa Mundo Abreu, a mais tradicional de Portugal, que pelo segundo ano realiza esta feira aberta ao público. Também representaram o Brasil o Ariaú Amazon Towers (AM), as Associações de Hotéis de Porto de Galinhas (PE), da Praia de Pipa (RN) e da Via Costeira (RN) e os estados do Rio Grande do Norte e Ceará. Só no primeiro dia, sábado (1º de maio), 40 mil pessoas foram ao evento, cuja organização estima um total de 100 visitantes nos dois dias.

`Os espaços do Brasil estavam lotados o tempo inteiro. Neste tipo de evento podemos ver o turista comprando e o sucesso que o país faz aqui`, afirma Sanches. Todos os pacotes para o Brasil eram comercializados pelo Mundo Abreu com desconto de 10% no preço.

Na semana anterior, Sanches também esteve em outro evento em Lisboa, a Rota de Viagens Stars 2004, realizado pelo grupo Sonae, que tem várias empresas e entre elas, uma agência de viagens.

Nos mesmos moldes do Mundo Abreu - um evento feito só por uma empresa que comercializa e quer promover vários destinos, a Rota de Viagens calcula que 210 mil visitantes puderam pesquisar preços e opções de férias na ocasião.

O EBT levou uma baiana que não parou de distribuir fitinhas do Nosso Senhor do Bonfim a quem passava perto do estande brasileiro. Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco estiveram juntos na promoção do destino Brasil junto ao público português.

Brasil é prêmio de concurso na Espanha - Na feira que aconteceu de 22 a 25 de abril, a Embratur esteve na SITC em Barcelona, também aberta ao público. Superando expectativas da organização, o evento recebeu 207 mil visitantes.

Num estande de 152 metros quadrados, o espaço do Brasil contou com a presença da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte, da Riotur, Tap, Varig, Ariaú Amazon Towers e Marajó Park Resorts. Novamente o Brasil ofereceu atração cultural em seu espaço, desta vez, com a bossa nova de Pedro Moreno, que tocou todos os dias.

A organização da feira lançou previamente um concurso para eleger a melhor fotografia feita em viagens e o prêmio era uma viagem para duas pessoas a Natal.

`Eles tinham todos os países para escolher, mas isso sinaliza que estamos em alta com este público`, diz Ney Huberto, que representou o Brasil no evento. Algumas agências espanholas que vendem o Brasil tinham estande próprio, como a Ambassadors, Vip e Marcopolo. Todas elas disseram ter tido boas vendas para o Brasil, segundo apurou a Embratur.

`A participação em feiras de público tem um retorno imediato`, atesta Vera Sanches.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embratur

  
  

Publicado por em