Empresários aprovam a Marca Brasil

Novo símbolo poderá ser incorporado às marcas dos produtos brasileiros de exportação; lançamento internacional da marca acontece em março, na Alemanha. Os líderes dos principais setores da indústria brasileira aprovaram, dia 18/2, durante reunião na FI

  
  

Novo símbolo poderá ser incorporado às marcas dos produtos brasileiros de exportação; lançamento internacional da marca acontece em março, na Alemanha.

Os líderes dos principais setores da indústria brasileira aprovaram, dia 18/2, durante reunião na FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a Marca Brasil. O novo símbolo representa a imagem do turismo brasileiro no mundo inteiro, assim como a imagem de seus principais atributos de exportação.

O encontro contou com as presenças dos ministros do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, dos presidentes da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Eduardo Sanovicz, da APEX-Brasil (Agência de Promoção de Exportações do Brasil), Juan Quirós, e da FIESP, Paulo Skaf.

Dos mais de 100 empresários presentes, muitos deles manifestaram já durante o encontro o interesse em utilizar Marca Brasil em seus produtos. Esse foi o caso do diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), Natan Herszkowicz, que contabiliza cerca de 28 milhões de sacas de café exportadas em média todo ano.

O presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping Centers (Alshop), Nabil Sahyoun, ofereceu ações conjuntas nos mais de 570 shoppings do País: `Em média, 420 milhões de pessoas passam pelos nossos estabelecimentos todo mês, incluindo os turistas estrangeiros. Estamos à disposição para fortalecer essa marca`, declarou.

Para o presidente da FIESP, o impacto com a apresentação da nova marca foi melhor que o esperado.

`Nitidamente foi feito um trabalho criterioso e competente e o resultado tem a ver com o Brasil. Precisamos contar para mais gente quem somos e o que temos, mostrar esse símbolo brasileiro`, disse aos empresários.

`Um país se constrói agregando valor`, ompletou. `Quando começamos a pensar em uma marca para o Brasil tínhamos apenas o foco no turismo.Depois percebemos que tem infinitas possibilidades. É um símbolo do Brasil`, afirmou Mares Guia.

Idéia sugerida por Skaf, ficou aprovada também a criação de um comitê gestor da Marca Brasil, composto pelos ministérios do Turismo,Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e pelo Inmetro.

EMBRATUR e APEX -

Durante o mesmo encontro, foi assinado um acordo de cooperação técnica e operacional entre EMBRATUR e APEX para participação do Instituto nos eventos comerciais e em missões internacionais da APEX. Neste ano, a Agência estará presente em 550 feiras no mundo em 60 países.

`Onde a APEX está tem espaço para a EMBRATUR. Esta assinatura é a cristalização de um trabalho que já vem sendo feito desde 2003`, disse Furlan.

Todas as informações sobre a Marca Brasil, além de seu uso e manual de aplicação, estão disponíveis na internet.

O lançamento internacional da Marca Brasil e do Plano Aquarela será durante a ITB Berlim (Alemanha), no dia 14 de março. Realizada neste ano entre os dias 11 e 15, é uma das maiores feiras do mundo, reunindo cerca de 140 mil pessoas a cada edição.Será o palco também do lançamento do novo estande brasileiro em feira internacionais, já com a nova Marca e dentro dos conceitos apontados pelo Plano.

Na próxima quarta-feira, dia 23, em Brasília (DF), haverá uma apresentação da Marca e do Plano Aquarela durante a reunião do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Turismo, na CNC (Confederação Nacional do Comércio), às 9 horas. No dia 3 de março, são os integrantes do Conselho Nacional de Turismo que conhecerão o novo símbolo, durante encontro em Brasília.

Fonte: Assessoria de Comunicação da EMBRATUR

  
  

Publicado por em