Encontro Catarinense de Turismo recebeu cerca de 6 mil visitantes

Considerado o principal evento do trade turístico de Santa Catarina , o Encontro Catarinense de Turismo (Ecatur), realizado de 29 de junho a 1 de julho, recebeu cerca de 6 mil visitantes, garantindo a geração de negócios da ordem de R$ 50 milhões. Org

  
  

Considerado o principal evento do trade turístico de Santa Catarina , o Encontro Catarinense de Turismo (Ecatur), realizado de 29 de junho a 1 de julho, recebeu cerca de 6 mil visitantes, garantindo a geração de negócios da ordem de R$ 50 milhões.

Organizado pelas seccionais catarinenses da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH- SC) e Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-SC), o evento contou com feiras, palestras, seminários acadêmicos, cursos, apresentação de cases e uma área especial para apresentação das principais atrações turísticas do Estado.

Desde 2004 o encontro reúne num mesmo espaço o Encatho - Encontro Catarinense de Hoteleiros, que já se encontra na 20ª edição, a Exprotel (feira de produtos para hot& eacute;is realizada há 18 anos), o Seminário de Turismo e Hotelaria, a Fecatur (Feira Catarinense de Turismo) e o Salão Santa Catarina, organizado pela Santur.

Segundo o presidente da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz, o encontro é uma oportunidade de rever e aprimorar as estratégias de captação de turistas.

“Em todo o mundo, a tendência é de que o turismo ocorra principalmente dentro de um raio de até dois mil quilômetros a partir da residência do viajante. Por isso, temos que atuar fortemente nessa área”.

Na prática, significa dizer que os esforços de captação devem se concentrar no turista catarinense e nos vizinhos gaúchos e paranaenses, alem de paulistas, argentinos, uruguaios e paraguaios especialmente pela possibilidade de integração dos roteiros.

“É preciso destacar a importância do turismo como atividade econômica”

Autoridades políticas, hoteleiros, agentes de viagens, jornalistas e representantes de órgãos de apoio ao turismo participaram da solenidade de abertura do Encontro Catarinense de Turismo (Ecatur), promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SC) e Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV-SC), no último dia 29/06 em Florianópolis.

`Temos que demonstrar a importância do turismo como atividade econômica e apresentar solicitações para que o segmento cresça ainda mais`, disse o presidente da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz.

O presidente da ABAV-SC, Sérgio Bertoldo, destacou as conquistas que se tornaram possíveis graças ao Ecatur. `Há poucos anos, não passava de um desejo a idéia de unirmos o trade para discutir ações conjuntas para o incremento da atividade. Hoje, essa é uma realidade visível, que se tornará cada vez mais importante para a expansão do setor`.

Outro passo para o incremento do setor, disse Bertoldo, foi a maior aproximação entre o trade turístico e a mídia, que participou do Ecatur através da Associação dos Jornais do Interior (Adjori), a Associação Catarinense de Imprensa (ACI), a Associação dos Diários do Interior (ADI) e a Associação Catarinense de Empresas de Rádio e Televisão (Acaert), além da Abrajet (Associação Bra sileira de Jornalistas de Turismo) que participa do evento desde sua primeira edição.

Fonte: ABIH

Del Valle Editoria
Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em