Encontro reunirá profissionais de turismo de eventos da América Latina

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) participa, de 19 a 21 de junho, no Estação Embratel Convention Center, em Curitiba (PR), do ICCRM - International Congress and Convention Researchers Meeting, evento da ICCA (International Congress and Conventi

  
  

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) participa, de 19 a 21 de junho, no Estação Embratel Convention Center, em Curitiba (PR), do ICCRM - International Congress and Convention Researchers Meeting, evento da ICCA (International Congress and Convention Association).

Este foi um dos 32 eventos internacionais em que o Instituto esteve envolvido no apoio à captação, em 2004, através da sua gerência de turismo de eventos.

O processo aconteceu durante a primeira edição da LACIME (Latin American and Caribbean Incentive & Meetings Exhibition), em junho do ano passado, em São Paulo.

O ICCRM oferece treinamento prático na utilização da base de dados da ICCA, que é a mais completa do setor. Tem como objetivo ensinar novas, melhores e mais fáceis maneiras de pesquisar e identificar clientes que promovam eventos que podem ser atraídos para a América Latina. É voltado para toda e qualquer entidade ou empresa que se interessa na captação de eventos internacionais.

Deverão participar do encontro centros de convenções, agências de turismo, convention bureaux, organizadores de eventos e secretarias de turismo. Além disso, é também uma grande oportunidade para a troca de idéias e informações entre os profissionais da área de diferentes nacionalidades, pois estarão presentes os principais profissionais do setor.

Eduardo Sanovicz, presidente da Embratur e 3º vice-presidente da ICCA, considera o evento fundamental para o treinamento e capacitação dos profissionais brasileiros, `pois os habilita para competir no mercado internacional`.

Para Júlio César Urban, diretor da Idealiza Events, empresa responsável pela realização do ICCRM, o encontro serve principalmente para mostrar a força do Brasil no exterior, pois gera contato entre os países participantes e conseqüentemente aumenta o nível de profissionalismo no País.

“A Embratur ao reunir parceiros em torno do ICCRM, faz neste momento o eixo de integração nacional. Finalmente temos um fio da meada que define uma linha de conduta”, disse.

A gerência de Turismo de Eventos da Embratur terminou o ano de 2004 com o expressivo número de 32 eventos internacionais confirmados para o Brasil que contaram com seu apoio no processo de candidatura.

É um trabalho responsável pelo desembarque de cerca de 100 mil turistas estrangeiros , divididos em dez cidades brasileiras, e pela entrada estimada de US$ 32 milhões no País.

Isso tudo sem contar os acompanhantes e as viagens pré e pós-evento. Além dos benefícios que cada um destes encontros traz para o desenvolvimento de seus setores e para o intercâmbio de informações: são simpósios, conferências e congressos técnico-científicos que abrangem as mais diversas áreas do conhecimento.

A Embratur assume os critérios da ICCA para classificar um evento como internacional: ser itinerante, ter periodicidade fixa, contar com pelo menos 50 participantes e já estar em sua terceira edição. A meta estabelecida pelo Instituto para 2005 é participar da captação de pelo menos 30 eventos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embratur

  
  

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