Especialistas discutiram caminhos para o desenvolvimento do turismo em São Paulo

A I Jornada Estratégica do Turismo Paulista, promovida pela Universidade Anhembi Morumbi em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, reuniu, no dia 1º de junho, empresários e líderes d

  
  

A I Jornada Estratégica do Turismo Paulista, promovida pela Universidade Anhembi Morumbi em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, reuniu, no dia 1º de junho, empresários e líderes do setor turístico em debates sobre estratégias para o desenvolvimento do Turismo em São Paulo.

Os debates,assistidos por mais de 600 pessoas, aconteceram no Auditório do Complexo Theatro Casa do Ator, no Campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi. O evento teve como objetivo gerar contribuições da Universidade e do trade turístico para a formulação de estratégias visando o desenvolvimento do Turismo no Estado de São Paulo.

O secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles, abriu o evento ao lado do reitor da Universidade Anhembi Morumbi, Gabriel Mário Rodrigues, e do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

O governador ressaltou que `o setor turístico é o que tem mais possibilidades de gerar renda e empregos para a população, especialmente em São Paulo, um importante pólo turístico de negócios e eventos`.

Para o secretário João Carlos Meirelles, `o turismo é a indústria do século 21, responsável pela geração de empregos e serviços e pelo crescimento do país, por isso deve ser visto com mais credibilidade e profissionalismo`.

Em seguida, na conferência `São Paulo em Busca da sua Identidade Turística`,os publicitários Alex Periscinoto e Flávio Corrêa discutiram a importância da divulgação dos pólos turísticos do Estado, ignorados em sua grande parte não só por visitantes de fora de São Paulo, mas também pelos paulistas.

A I Jornada Estratégica do Turismo Paulista trouxe ao Brasil o Dr. Eulogio Bordas, presidente da THR Consultoria (Barcelona, Espanha). Bordas, que é consultor da Organização Mundial de Turismo, proferiu as palestras `Reiventando o Comércio Turístico - Maximarketing` e `Como Construir Marcas Turísticas Poderosas e Comunicá-las de Forma Eficaz`, nas quais apresentou o projeto turístico implementado com sucesso em Barcelona e enfatizou a importância da estratégia de marketing para que o estado de São Paulo desenvolva o ecoturismo.

`São Paulo precisa de planos de marketing setoriais, direcionados a cada tipo de evento que estiver acontecendo no estado, e englobados, no final, por um grande plano turístico. Para isso, é necessário, também, encontrar uma identidade para São Paulo e trabalhar seus pontos fortes`, declarou.

Os empresários Walter Patriani (diretor comercial da CVC Viagens e Turismo)e Alexandre Zubaran (presidente do complexo turístico Costa do Sauípe), que participaram dos debates, enfatizaram que o desempenho do comércio turístico depende da organização dos produtos oferecidos em São Paulo.

`É importante trabalhar as demandas que a cidade apresenta no seu dia-a-dia, como o GP de Fórmula 1, que pode atrair turistas de todo o país e infelizmente não é
explorado pelo complexo hoteleiro`, frisou Zubaran.

I Jornada Estratégica do Turismo Paulista contou com as presenças de Marco Antônio Castelo Branco (secretário executivo de Turismo do Estado de São Paulo), Caio Luiz de Carvalho (ex-ministro do Turismo e presidente da consultoria Indústrias Criativas), Guilherme Paulus (presidente da CVC Viagens e Turismo), Tasso Gadzanis (presidente da ABAV), Roberto Gheler (presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau) e Goiaci Alves de Guimaraes (presidente do Favecc - Fórum das Agências de Viagens Especializadas em Contas correntes).

Os professores Raul Amaral Rego (diretor da Área de Turismo, Lazer e Hotelaria) e Gracira Cabrera (coordenadora do Curso de Turismo) também participaram dos debates.

Fonte: CDN

  
  

Publicado por em