Etapa América do Norte do `Descubra o Brasil atrai muitos participantes

O Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), está batendo à porta de mercados não-tradicionais para o Brasil e obtendo resultados além das expectatias. Prova disso foi a procura pelos seminários `Descubra o Brasil` da e

  
  

O Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), está batendo à porta de mercados não-tradicionais para o Brasil e obtendo resultados além das expectatias. Prova disso foi a procura pelos seminários `Descubra o Brasil` da etapa América do Norte, encerrada no último dia 16. Essa fase , que incluiu Cidade do México (México), no dia 09; Montreal, 11; Toronto, 12 (Canadá); Atlanta, 15; e Dallas, 16 (Estados Unidos) - contabilizou a participação de 434 empresas internacionais.

O programa é promovido pela Embratur, em parceria com a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) e Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária).

`Viemos na hora certa. Esses mercados estão estagnados em outros destinos [como Caribe, Ásia e Europa] e, portanto, à procura de novidades. Com o seminário descobriram a nossa diversidade, que temos serras, um litoral extenso, infra-estrutura para convenções e hospedagem`, conta entusiasmado Lucky Schnitzer, gerente de Vendas da paranaense Personal Brasil Tour Operator, que esteve nas edições do Canadá e Estados Unidos.

Participaram dos encontros diversos cooperados brasileiros, entre órgãos oficiais, operadoras de turismo, meios de hospedagem e companhias aéreas.

Para Massimo Alfieri, um dos diretores internacionais da operadora Del Bianco, os encontros serviram para atingir mercados ainda não explorados e como termômetro do potencial de crescimento do Brasil: `Nunca tínhamos chegado a Atlanta e Dallas, onde esperamos estreitar relações comerciais. Dá para crescer muito tanto nessa região dos Estados Unidos como onde estivemos no Canadá. Em Toronto e Montreal, por exemplo, notei um interesse ampliado para Esporte e natureza no Estado do Rio de Janeiro`.

`Foi uma atitude arrojada por parte da Embratur chegar nesses mercados novos, já que não podíamos prever a resposta que dariam. Corremos o risco e tivemos um resultado excelente, com demonstração de grande interesse do trade local`, avalia José Zuquim, presidente da Braztoa.

Os seminários `Descubra o Brasil` têm agenda definida para todo o primeiro semestre de 2006, num total de 15 encontros, atendendo 13 mercados distintos, entre Américas e Europa. Na última quinta, dia 18, também houve uma edição em Paris (França), com 90 participantes. Em junho, segue para a América do Sul, conforme agenda abaixo.

Os seminários, de caráter comercial e dedicados exclusivamente ao Brasil, têm como objetivo integrar as ações de promoção turística que já são desenvolvidas no exterior. Neles, profissionais de turismo estrangeiros assistem a uma apresentação do Destino Brasil modulada de acordo com recomendações promocionais específicas para o seu mercado, definidas pelo Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional. Adotam a segmentação estabelecida pelo estudo: Sol e Praia; Negócios e Eventos; Cultura; Esportes; e Ecoturismo.

Ao final, ainda ocorre uma rodada de negócios com os profissionais brasileiros. Também participam veículos de imprensa e formadores de opinião em geral. Os seminários são sempre acompanhados pelos EBTs (Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) no exterior, de acordo com seus mercados de atuação.

Para a assessora da presidência da Infraero, Ingrid Luck, esses encontros são uma importante ferramenta para o órgão buscar aumentar o número de vôos ao Brasil.

`Nossa intenção é, com um maior número de ligações, conseguir exportar mais produtos brasileiros, como flores e frutas, fazendo aproveitamento de espaço nos porões. Estados Unidos e Canadá têm um público de alto poder aquisitivo e com demanda reprimida para o Brasil, temos espaço para crescer`, conta.

Neste ano, Alemanha, Rússia, Suécia, Itália, Espanha e Reino Unido já receberam uma edição do `Descubra o Brasil`. Considerando esses, até agora o projeto soma 829 profissionais estrangeiros participantes em 2006.

Em alguns desses países está definida também a realização dos eventos `Noites Brasileiras`, reforçando a presença verde-amarela com elementos da cultura brasileira, como música, dança e outras manifestações folclóricas. A primeira aconteceu em Berlim (Alemanha), em março. As próximas são em Barcelona (Espanha), no próximo dia 25, e Córdoba (Argentina), dia 13 de junho.

Fonte: Embratur

Del Valle Editoria
Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em