Eventos transformam Rio de Janeiro em `Capital do Turismo`

Dois eventos em outubro farão do Rio de Janeiro o foco das atenções do setor turístico no Brasil e no mundo. O Destinations2005 – segundo Encontro Anual do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável, que acontece de 24 a 26 de outubro

  
  

Dois eventos em outubro farão do Rio de Janeiro o foco das atenções do setor turístico no Brasil e no mundo. O Destinations2005 – segundo Encontro Anual do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável, que acontece de 24 a 26 de outubro, e a Feira das Américas – ABAV 2005, de 26 a 30 de outubro, serão apresentados em cerimônia marcada no Palácio Guanabara na próxima terça-feira, dia 16 de agosto.

A semana de 24 a 30 de outubro está sendo chamada informalmente de Semana do Turismo no Rio de Janeiro, devido a dois grandes eventos que vão transformar a capital fluminense no foco mundial das discussões sobre o turismo, particularmente como promotor do desenvolvimento sustentável e da paz. O Destinations2005 – segundo Encontro Anual do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável, e a Feira das Américas – ABAV 2005 serão apresentados a partir das 16:30 de terça-feira, 16 de agosto, em cerimônia no Jardim de Inverno do Palácio Guanabara.

A apresentação terá a presença de dirigentes dos dois eventos, e de representantes de um leque de entidades privadas e instituições governamentais que participam do Comitê Coordenador Local do Destinations2005. O evento contará com a participação especial do Ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, e terá como anfitriã a Governadora do Estado do Rio de Janeiro, Rosinha Matheus.

De 24 a 26 de outubro, o Destinations2005 terá como palco principal o Forte de Copacabana. O evento deve reunir cerca de 3500 pessoas, entre empresários, profissionais, autoridades governamentais, acadêmicos e representantes de ONGs, entidades nacionais e internacionais, que vão se reunir para compartilhar e avaliar projetos relacionados à paz e ao desenvolvimento sustentável, que abrange o desenvolvimento econômico e social, a preservação da biodiversidade e a diversidade cultural. Simultaneamente, temas específicos vão permear o encontro: juventude, esporte, cultura, crédito e microcrédito.

Em sua segunda edição, o Encontro Anual é um dos principais pilares da atuação do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável, um movimento contínuo idealizado no Brasil e lançado em Brasília em 2003, tendo o Brasil como país-sede até o final de 2006. O Destinations2005 inclui também debates e seminários sobre o Movimento Brasil de Turismo e Cultura, um projeto brasileiro que já atua em sete destinos turísticos no desenvolvimento de atrações turísticas baseadas na cultura local. Até o final de 2006, o Movimento estará presente em 24 destinos turísticos brasileiros.

Na noite de 26 de outubro, após o encerramento do Destinations2005, acontece a abertura da ABAV 2005 – Feira das Américas, que inclui o 33º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Exposição de Turismo. Considerado o maior evento de turismo das Américas, a feira será realizada no Riocentro, e contará com cerca de mil expositores, entre operadores turísticos, hotéis, empresas aéreas e marítimas, locadoras de automóveis, destinos, órgãos oficiais de turismo, além da mídia especializada, ONGs e, principalmente, agentes de viagens, totalizando mais de 20 mil participantes. Para os operadores estrangeiros, haverá uma bolsa de negócios dentro da feira, o Brazil Today Destination, que apresentará todo o potencial dos destinos brasileiros a esses empresários.

Sobre o Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável

O Destinations2005 é o segundo Encontro Anual do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável, um movimento contínuo e permanente de instituições e indivíduos de todo o mundo em torno de uma causa: desenvolver o turismo promovendo condições para paz, o desenvolvimento econômico e social, a diversidade cultural e a preservação da biodiversidade. O primeiro encontro do Fórum, o Destinations2004, aconteceu em Salvador, na Bahia, de 1º a 6 de dezembro de 2004 e reuniu mais de 3 mil pessoas de 62 países.

O Fórum é uma iniciativa conjunta de três grupos de parceiros:

A sociedade civil, por meio da Fundação Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável, entidade sem fins lucrativos criada para abrigar a governança do movimento, e um expressivo elenco de entidades parceiras nacionais e internacionais;

O Governo Federal do Brasil, país-sede durante o triênio 2004-2006, capitaneado pelo Ministério do Turismo, com apoio dos Ministérios da Cultura, Meio Ambiente, Esporte e Trabalho e Emprego;

As Nações Unidas, por meio de três de suas agências: a OMT – Organização Mundial do Turismo, Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, e PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

O parceiro executivo e idealizador do Fórum Mundial de Turismo é o Instituto de Hospitalidade, associação civil sem fins lucrativos dedicada a aprimorar o setor de turismo, de modo a impulsionar sua contribuição para a paz e o desenvolvimento sustentável.

Participantes – Apresentação no Palácio Guanabara

Além do Ministro de Estado do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, e da anfitriã, a Governadora Rosinha Matheus, estarão presentes, entre outros:

Sergio Foguel - presidente da Fundação Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável
João Martins Neto - presidente da ABAV
Olavo Monteiro de Carvalho - presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro
Paulo Senise - presidente do Rio Convention & Visitors Bureau
Ruben Medina - secretário especial de turismo da cidade do Rio de Janeiro
Sérgio Ricardo Martins de Almeida - secretário de turismo do estado do Rio de Janeiro
Márcio Favilla - secretário executivo do Ministério do Turismo

Ficha Técnica:

EVENTO
Apresentação:

Destinations2005 – segundo Encontro Anual do Fórum Mundial de Turismo Para Paz e Desenvolvimento Sustentável
(www.desti-nations.net)
Feira das Américas – ABAV 2005
(www.feiradasamericas.com.br)

LOCAL
Salão de Inverno do Palácio Guanabara
Rua Pinheiro Machado, s/nº
Laranjeiras, Rio de Janeiro – RJ

DATA e HORÁRIO
Terça-feira, dia 16 de agosto, às 16h30
OBS.: Após o evento, e a critério de cada um, as autoridades presentes estarão disponíveis para atender a mídia.

Mais informações:

Instituto de Hospitalidade – Setor de Comunicação
(71) 3324-4414 / 4441
news@desti-nations.net
www.desti-nations.net

FONTE: Assessoria de Imprensa DESTINATIONS

  
  

Publicado por em