Feira em Londres mostra interesse de vários países pelo Destino Brasil

O Brasil compareceu à 26ª edição da WTM (World Travel Market), uma das principais feiras do calendário de turismo do mundo, que aconteceu entre 14 e 17, em Londres (Inglaterra), com sua maior delegação em eventos internacionais dos ultimos anos: 82 co-exp

  
  

O Brasil compareceu à 26ª edição da WTM (World Travel Market), uma das principais feiras do calendário de turismo do mundo, que aconteceu entre 14 e 17, em Londres (Inglaterra), com sua maior delegação em eventos internacionais dos ultimos anos: 82 co-expositores, entre empresas e órgaos oficiais. E o que se verificou no estande da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) nesses quatro dias foi a presença constante de profissionais ingleses e estrangeiros em geral, em busca de informações do País, estreitando contatos. O resultado foi de bons negócios fechados por vários co-expositores não apenas no mercado inglês, mas com profissionais de diversos outros países.

Forte na Ásia e Oriente Médio, a operadora Nascimento Turismo fechou um grupo de 20 turistas do Irã para Foz do Iguaçu (PR), Manaus (AM), Alagoas e Sergipe em março de 2006. E outro de indianos - grupos regulares ao longo do ano - para os mesmos destinos, incluindo Rio de Janeiro (RJ) e Lençóis Maranhenses (MA).

`Eu vendo Brasil como um produto total, buscando mostrar a diversidade que temos. E quando apresento ao cliente destinos novos, como Sergipe, que tem estrutura para receber o turista internacional, todos se interessam`, comenta André Behara, gerente de receptivo internacional da Nascimento.

No seu caso, parte desses negócios também são resultados da Caravana Brasil, programa da EMBRATUR que leva operadores de receptivo internacional e operadores estrangeiros para conhecer in loco a infra-estrutura de destinos nacionais. Nos últimos meses, Behara visitou Alagoas, Lençóis Maranhenses, Rio Grande do Sul e Estrada Real (RJ, MG) com o projeto. Lançou uma nova brochura, com esses destinos, na WTM.

Também resultado da Caravana Brasil e do trabalho do EBT (Escritório Brasileiro de Turismo) em Londres, em parceria com a FBC&VB (Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux), duas operadoras britânicas, a Saddle e a Bright Water Holidays, confirmaram na feira o lançamento de seus catálogos de 2006 com destinos brasileiros pela primeira vez. Ambas participaram de uma viagem em setembro para o Pantanal (MS), Bonito (MS) e Rio de Janeiro. O EBT é a unidade avançada de promoção, marketing e apoio à comercialização do Destino Brasil no Reino Unido e Benelux.

Nascimento Turismo: Negócios fechados com diversos países

`O que se observa no mercado inglês hoje é uma tendência muito forte de crescimento de turistas para o Brasil e ampliação de destinos ofertados. Também buscam atividades especializadas`, avalia Silvana Nascimento, executiva responsável pelo EBT. Em 2004, o País recebeu 150.336 ingleses, contra 138.281 em 2003, um crescimento de 8,72%. A TAP, co-expositora no estande brasileiro, concorda com a tendência, uma vez que verificou um aumento de 80% de ocupação dos seus vôos Londres - Lisboa para o Nordeste. Hoje, a companhia opera 40 vôos semanais para o Brasil.

No sentido de diversificação de destinos e nichos, a Ambiental Expedições consolidou um contato importante na feira com a operadora Geo Odyssey, que já confirma para 2006 grupos com um interesse bem específico: observação de borboletas em Alta Floresta (MT) e Rondônia. `Penso que o Brasil tem um potencial muito grande devido a sua biodiversidade, povo e cultura`, disse Gillian Howe, da Geo Odyssey, que nunca havia comercializado destinos nacionais antes.

Já a Secretaria de Turismo do Ceará, durante a WTM, recebeu muitas visitas de empresas estrangeiras interessadas em fazer investimentos hoteleiros na costa do Estado e fechar vôos charters, como o do grupo italiano Alpitour.

De acordo com o gerente da First Choice, uma das principais operadoras de turismo do Reino Unido, Nigel Huftom, `o Brasil tem tudo para ser um grande destino dos ingleses dentro dos próximos cinco anos`.

Durante a feira, a empresa realizou treinamento de seus mais de 90 agentes de viagens na venda do destino Salvador (BA).

`Será nosso principal produto de venda no próximo ano`, completou. Com apoio do EBT e da Bahiatursa, a First Choice começa a operar em maio de 2006 - até outubro - um charter semanal para Salvador, com saídas de Manchester e Gatwick trazendo 258 passsageiros por vôo.

O Brasil estava situado na área Américas e Caribe em seu novo estande, apresentado pela primeira vez no Reino Unido. O espaço segue conceitos apontados pelo Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional, como diversidade do patrimônio natural, alegria do povo e modernidade. O plano dá as bases para a promoção do País no exterior nos próximos anos. Neste ano, a WTM abrigou mais de cinco mil empresas expositoras de 190 países.

Fonte: Embratur

  
  

Publicado por em