Feriado de carnaval lotou principais atrativos turísticos de Foz do Iguaçu

Os números são resultado da gestão integrada do turismo, que deu um novo impulso às ações de divulgação e promoção do Destino Iguaçu

  
  

O movimento de turistas em Foz do Iguaçu no feriado de carnaval, de 5 a 8 de março, lotou o Aeroporto Internacional das Cataratas e os principais atrativos da cidade.

Somente no Parque Nacional do Iguaçu (PNI), a visitação chegou a 30.869 pessoas, número 21% superior ao do mesmo período do ano passado. No Complexo Turístico Itaipu (CTI), que trabalhou com
capacidade máxima de atendimento, foram 9.905 visitantes, salto de 8,8% na comparação com o carnaval de 2010.

Foi o melhor carnaval desde 2008, após a implantação do novo modelo de gestão do turismo, com valorização dos atrativos e cobrança de ingresso.

O vaivém no aeroporto também foi intenso. Segundo dados da Infraero, passaram pelo terminal de Foz, nos quatro dias de feriado, 17.164 passageiros, contra 12.687 no carnaval do ano passado – o feriado de 2010 ocorreu de 13 a 16 de fevereiro. O crescimento de passageiros de um ano para o outro foi de 35,29%.

“Os números são resultado da gestão integrada do turismo, que deu um novo impulso às ações de divulgação e promoção do Destino Iguaçu. O crescimento da economia também contribuiu”, avaliou o superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla, que preside o Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu – o Fundo Iguaçu.

Jorge Pegoraro, chefe do PNI, acrescentou que o forte movimento de turistas no feriado de carnaval reflete também “a melhora das condições de vida dos brasileiros, que estão viajando mais, e tudo indica que será tendência nos demais feriado neste ano”.

“Foz entrou no mapa turístico e virou objeto de desejo do brasileiro”, destacou o gerente do CTI, Jaime Nascimento.

Para o secretário municipal de Turismo, Felipe Gonzalez, o balanço do carnaval consolida as ações desenvolvidas pela gestão integrada do turismo.

“As ações de marketing do Destino Iguaçu, aliadas à qualidade dos produtos, refletiram nos resultados. Eu diria que foi extraordinário”, afirmou.

Itaipu:

Na Itaipu, a expectativa do CTI era de um crescimento na ordem de 5%, mas o índice chegou a quase dobrar. O dia de maior movimento foi domingo (6), com 3.166 turistas, seguido da segunda-feira (dia 7, com 2.542), terça (dia 8, com 2.106) e sábado (dia 5, com 2.091).

Jaime Nascimento observou que o balanço de 2011 é ainda mais expressivo se considerar que, além do Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), que não abre às terças-feiras, neste ano o turista não pôde visitar o Ecomuseu, fechado para reforma. Ou seja, com um atrativo a mais, o movimento teria sido ainda
maior.

As atrações do complexo incluem o RBV, a Visita Panorâmica, o Circuito Turístico Especial, a Iluminação da Barragem e o Polo Astronômico.

Além do bom tempo em Foz do Iguaçu, os visitantes tiveram um motivo a mais para visitar Itaipu: a calha esquerda do vertedouro ficou aberta durante todo o feriado. Na terça-feira, no começo da manhã, chegou a verter mais de 9 mil metros cúbicos de água por segundo, proporcionando um espetáculo único. O volume representa mais de quatro vezes a vazão média das Cataratas do Iguaçu.

Fonte:Itaipu Binacional

Visite: www.revistaecotour.com.br

  
  

Publicado por em