Fórum Mundial de Turismo avança em Washington e Nova York

Começam a ser definidos entre os dias 13 e 16 de abril de 2004, em Washington e Nova York, aspectos decisivos do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável - um acontecimento que coloca o Brasil no centro do debate mundial sobre o tur

  
  

Começam a ser definidos entre os dias 13 e 16 de abril de 2004, em Washington e Nova York, aspectos decisivos do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável - um acontecimento que coloca o Brasil no centro do debate mundial sobre o turismo sustentável.

Idealizado pelo Instituto de Hospitalidade - entidade fundada em 1997 e dedicada ao aprimoramento do setor de turismo para impulsionar o desenvolvimento sustentável no Brasil - o FMT vai reunir pessoas e organizações em escala global, tendo o Brasil como centro das discussões até 2006.

O objetivo do Fórum é gerar um processo permanente de mobilização e articulação,que promova, através do turismo, condições para a paz, desenvolvimento social,diversidade cultural, preservação da biodiversidade e desenvolvimento econômico.

As ações que começam a tomar forma agora levarão a um dos momentos marcantes do movimento: o Primeiro Encontro Mundial de participantes, parceiros e patrocinadores do Fóum, marcado para Salvador, na Bahia, de 01 a 03 de dezembro de 2004.

O evento será aberto ao púbico e incluirá uma série de exposições e eventos paralelos, além de ampla agenda cultural.

Para dar prosseguimento ao plano de ações do Fórum, estarão nos Estados Unidos o Presidente do IH, Sergio Foguel, e o Diretor Executivo do FMT, Eduardo Farina,
acompanhados do Secretário Executivo do Ministério de Turismo, Márcio Favilla.

Além de participar de um encontro na Embaixada do Brasil em Washington, a delegação brasileira se reunirá com representantes da National Geographic Society, Conservation International, Pacem in Terris e Counterpart International - todas parceiras do Fórum Mundial.

Já em Nova York, o grupo se reunirá em 16 de abril com agências e entidades ligadas à Organização das Nações Unidas, que já são parceiras do Fórum Mundial,para definir estratégias e ações. Na ONU, haverá ainda um encontro de trabalho com o Embaixador do Brasil na entidade, Ronaldo Sardenberg.

O Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável é uma iniciativa do Instituto de Hospitalidade, realizada juntamente com o Ministério de Turismo, a Organização Mundial do Turismo, UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, e a Fundação Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável – entidade criada para administrar o Fórum e gerenciar os recursos dirigidos à iniciativa.

O patrocínio é do Banco do Brasil, Odebrecht, SEBRAE,Petrobrás e Telemar, com apoio dos Ministérios da Cultura, Meio Ambiente e Trabalho e Emprego, além de várias entidades nacionais e internacionais.

SOBRE O IH:

O Instituto de Hospitalidade é uma instituição de educação e de assistência social sem fins lucrativos, que soma esforços de entidades nacionais e internacionais que
atuam nas áreas de educação, trabalho, cultura, meio ambiente e turismo.

O objetivo maior é aprimorar o setor de turismo no Brasil, de modo a impulsionar sua contribuição para o desenvolvimento sustentável. Fundado em 1977, o IH já
idealizou, lançou e gerenciou dezenas de projetos bem-sucedidos em todo o Brasil, nvolvendo cerca de 200 entidades parceiras ou patrocinadoras, e mais de 300 voluntários engajados nos vários programas.

Fonte: Instituto de Hospitalidade - Depto. de Comunicação

  
  

Publicado por em