Fórum Nacional de Turismo prepara documento com ações de sustentabilidade

O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo, entidade que congrega os 27 Secretários e Dirigentes estaduais de Turismo do Brasil, realizou sua 5ª reunião extraordinária durante a ABAV 2005 para discutir a elaboração do documento que contemplar

  
  

O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo, entidade que congrega os 27 Secretários e Dirigentes estaduais de Turismo do Brasil, realizou sua 5ª reunião extraordinária durante a ABAV 2005 para discutir a elaboração do documento que contemplará ações prioritárias para o próximo ano, a ser apresentado ao Ministério do Turismo em reunião prevista para o início de dezembro.

O objetivo da iniciativa é dar sustentabilidade e ampliação ao trabalho que vem sendo realizado pelo Fórum, no que tange à interlocução com a Embratur e com o Ministério do Turismo, considerando o processo de transição eleitoral que acontecerá em 2006.

Durante a reunião, foram criados cinco Grupos de Trabalho que irão estruturar a elaboração do documento em suas respectivas áreas de atuação. São eles:

- Grupo de Desburocratização, que irá propor uma padronização das rotinas operacionais para agilizar todos os processos;

- Grupo de Revisão de Critérios de Descentralização, que irá atuar prioritariamente na questão de recursos do Ministério do Turismo para os Estados;

- Grupo de Fortalecimento das Ações Delegadas, que atuará na articulação de recursos, treinamentos e apoio institucional para potencializar as ações delegadas pelo Ministério do Turismo;

- Grupo de Comunicação e Agenda, que será responsável pelo aprimoramento da comunicação do Ministério com os Estados, estabelecendo rotinas para trocas de informações sobre programas, emendas parlamentares, calendários de reuniões e eventos;

- Grupo de Infra-Estrutura, que está concluindo levantamento sobre a infra-estrutura nos aeroportos, portos, rodoviárias e malhas aéreas dos destinos turísticos brasileiros para encaminhamento ao Ministério do Turismo.

Nos próximos trinta dias, todos os grupos estarão formatando propostas em seus respectivos grupos de trabalho para serem apresentadas durante a reunião com o Ministério do Turismo.

Segundo Marcelo Safadi, presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo, “Este é um reflexo do amadurecimento das secretarias dos estados e a elaboração deste documento fortalecerá ainda mais o posicionamento do Fórum frente ao Ministério do Turismo e ao mercado como um todo”.

Na pauta da reunião extraordinária realizada durante a ABAV 2005 esteve também um balanço das ações desenvolvidas pelo Fórum desde fevereiro de 2005, quando iniciou-se a gestão do atual presidente.

Foram realizados 17 eventos com a participação do Fórum, sendo 6 reuniões ordinárias, 3 reuniões extraordinárias, 2 Seminários Técnicos (sobre Capacitação e Incentivos Fiscais para o Turismo), 3 reuniões do Conselho Nacional do Turismo, 1 teleconferência do Programa de Regionalização promovido pelo MTur, 1 Reunião de Conceituação do Programa de Regionalização e 1 reunião de avaliação da ABAV 2005.

Durante o segundo encontro anual do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável - Destinations 2005, realizado entre os dias 24 e 26 de outubro, no Rio de Janeiro, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo teve também duas participações oficiais no evento.

A primeira foi na figura do presidente, Marcelo Safadi, que debateu e coordenou o painel sobre Turismo e Biodiversidade, apresentando cases da África, Bahia e Peru.

A segunda participação foi a realização da 29ª reunião ordinária do Fórum, que foi parte integrante da agenda oficial do evento.

Sobre o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo

O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo é uma entidade que congrega os 27 secretários e/ou dirigentes estaduais de Turismo do Brasil e integra, ao lado do Conselho Nacional de Turismo, o núcleo estratégico do Turismo Brasileiro, coordenado pelo Ministério do Turismo.

Fonte: BACKSTAGE Brasil Comunicação Estratégica

  
  

Publicado por em