Foz do Iguaçu vira rota de estrangeiros que buscam praias do Sul

Mais de 44,3 mil estrangeiros ingressaram no Brasil pela Ponte da Amizade e Ponte Tancredo Neves desde dezembro do ano passado.A maioria deles estão entrando no País com um destino em comum: os litorais do Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro, além das

  
  

Mais de 44,3 mil estrangeiros ingressaram no Brasil pela Ponte da Amizade e Ponte Tancredo Neves desde dezembro do ano passado.A maioria deles estão entrando no País com um destino em comum: os litorais do Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro, além das praias artificiais da Costa Oeste.

A cada temporada de verão a tríplice fronteira se consolida como portal de entrada para turistas estrangeiros que passam as férias no Brasil. A invasão de “hermanos” acontece tradicionalmente em dezembro e janeiro, meses que têm o maior fluxo de turistas estrangeiros passando por Foz do Iguaçu.

Já nos dez primeiros dias deste ano, 17.649 ingressos foram registrados apenas na Ponte da Amizade, segundo estatística do Núcleo de Imigração da Polícia Federal, que a Agência Front teve acesso.

Esse movimento já significa 37,5% do movimento registrado em todo mês de janeiro do ano passado.

Só para visualizar a invasão de turistas, em janeiro passado, foram contados 69.094 estrangeiros, destes 46.892 pela Ponte da Amizade e 22.202 pela Ponte Tancredo Neves.

A radiografia de janeiro do ano passado confirma que o fluxo médio de estrangeiros na fronteira com o Paraguai é o dobro do volume registrado na fronteira com a Argentina.

O controle do Núcleo de Imigração da Polícia Federal também aponta dados referentes ao movimento no aeroporto, que recebeu 1.450 estrangeiro na temporada de verão 2003/2004.

A maioria dos visitantes que chega pelo terminal aeroportuário, no entanto, tem como interesse os atrativos turísticos da fronteira.

Movimento :

O aumento nos ingressos pode ser creditado a queda do dólar frente ao real e na melhoria do tráfego de pessoas e veículos entre os dois países.

“Até o carnaval (no início de fevereiro) esse índice de pessoas deve ampliar”, disse o delegado da Polícia Federal, Renato Lima, chefe em exercício do Núcleo de Imigração.

Outro dado interessante mostra que 30 mil pessoas ingressaram no Brasil pela Ponte Tancredo Neves, na fronteira com a Argentina, de 1º de dezembro de 2003 e a 10 de janeiro de 2004.

De acordo com a Polícia Federal, acima de 80% desse total são argentinos. O restante é formado por turistas oriundos de diversos países, principalmente da América do Sul.

Normativas :

Para ingressar no Brasil os turistas necessitam obter o “trâmite migratório”. O documento, requisitado com a apresentação da carteira de identidade junto aos postos
montados nas aduanas e aeroporto, permite ao estrangeiro permanecer 90 dias em solo brasileiro. A autorização é renovável por mais 90 dias, revela Lima.

Quem for apanhado sem o documento estará sujeito aos rigores da lei, que prevê autuação, notificação e multa.

“Nesse caso, a pessoa tem três ou oito dias para se regularizar ou sair do país, caso contrário poderá ser deportada”, alerta o delegado da PF. Os veículos também precisam de autorização para permanecer no país.

Crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos, alerta o Núcleo, precisam estar acompanhados dos pais ou em caso de guarda de terceiros, portar a autorização oficial do Juizado do Menor de cada país.

Trânsito vicinal :

O fluxo de turistas estrangeiros, que utilizam a tríplice fronteira para chegar ao Brasil, deve ser bem superior aos números apresentados pelo Núcleo de Imigração. Isso ocorre devido ao “trânsito vicinal”. São aquelas pessoas que residem na faixa de fronteira e vão para cidades próximas e não necessitam retirar o “Trâmite Migratório”.

No caso do Oeste do Paraná, as nove praias artificiais na orla brasileira do Lago de Itaipu estão entre os locais preferidos pelos paraguaios. Muitos aproveitam os finais de semana para fazer camping ou simplesmente passear. São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Santa Terezinha de Itaipu e Santa Helena recebem a maior leva nas temporadas de calor.

ENTRADA DE ESTRANGEIROS PELA FRONTEIRA

Ponte Internacional da Amizade
Dezembro - 2003........19.419
Janeiro - 2005.............46.892

Ponte Tancredo Neves
Dezembro......2003.......8.791
Janeiro - 2004................22.202

Aeroporto Internacional
Dezembro - 2003..............729
Janeiro - 2004...................721

Total

Dezembro - 2003............28.939
Janeiro - 2004................69.815

Ponte Internacional da Amizade
Dezembro - 2004..........18.848
Janeiro - 2005...............17.649

Ponte Tancredo Neves
Dezembro - 2004.......7.826
Janeiro - 2005.............. --

Aeroporto Internacional
Dezembro - 2004.........1.362
Janeiro - 2005..........--

Total:

Dezembro - 2004.......28.036

Janeiro - 2005............17.649

Dados fornecidos : Núcleo de Polícia de Imigração da Polícia Federal

Fonte: Agência Front

  
  

Publicado por em