Gestores de Turismo de estados visitam em julho o Vale do Café

Vinte coordenadores e gestores de turismo do Sebrae nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte reuniram-se na segunda-feira (5/6), com o objetivo de trocar experiências de gestão em projetos na área de tur

  
  

Vinte coordenadores e gestores de turismo do Sebrae nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte reuniram-se na segunda-feira (5/6), com o objetivo de trocar experiências de gestão em projetos na área de turismo e cultura. O encontro aconteceu no estande do Sebrae Nacional, no 2º Salão de Turismo - Roteiros do Brasil.

Segundo a coordenadora dos projetos de Turismo nestes territórios e de Cultura, Valéria Barros, todos os projetos apresentados encontram-se inseridos na metodologia Geor (Gestão Estratégica Orientada para Resultados).

Entre os principais resultados da reunião, foi firmado o compromisso de realizar, em julho, uma visita técnica do grupo ao Vale do Café, no Rio de Janeiro.

`Estaremos lá para acompanhar a experiência bem-sucedida do turismo rural e cultural da região, para gerar troca de conhecimentos`.

Minas Gerais apresentou na reunião o Calendário de Eventos da Serra da Canastra, que passou a ser o calendário oficial das prefeituras que compõem a região. O calendário, em forma de mapa e ilustrativo, está sendo distribuído aos turistas e operadores locais.

O Estado está desenvolvendo também a Rota Guimarães Rosa para comemorar o cinqüentenário do livro Grande Sertões e Veredas e o centenário de Guimarães Rosa.

Será o primeiro circuito turístico baseado em literatura, com cenários da obra e vida do escritor. Os turistas poderão apreciar o engenho e a arte de viver do sertanejo, o som das violas e dos berrantes, as festas tradicionais, cavalgadas, passeio de barco pelo Rio São Francisco.

A técnica de Minas Gerais Nayara Morais apresentou o Catálogo de Serviços em Turismo, fruto do trabalho Rede de Cooperação Técnica da Região Sudeste. O produto será distribuído a todos os operadores e guias de turismo que irão operar com o Circuito Caminho Velho, da Estrada Real.

Já o Rio Grande do Norte apresentou o Catálogo de Produto Turístico da região do Seridó. Foi discutida também a questão do trabalho que vem sendo realizado no projeto integrado `Civilização do Açúcar (Pernambuco, Alagoas e Paraíba)`, que desenvolve ações de resgate cultural dos equipamentos turísticos da região, agregando valor a outras cadeias produtivas, como a cachaça e o artesanato local.

Os representantes do Pará apresentaram o projeto Amazônia Atlântica, no município de Capuanâ, onde alunos do ensino médio, com o objetivo de despertar o interesse do público infanto-juvenil pelo turismo e mostrar que o mesmo pode gerar emprego e renda às comunidades. O Estado também apresentou a formação da Rede de Alianças de Parceiros no projeto de turismo Belém-Mosqueiro para fortalecer a governança do comitê gestor.

Fonte: Sebrae

Del Valle Editoria
Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em