Governador sanciona lei que define os princípios e diretrizes do Ecoturismo no Distrito Federal

Prevê que o desenvolvimento do ecoturismo será promovido sempre respeitado o disposto na legislação ambiental

  
  
A legalização dessa pratica fortalece toda uma cadeia produtiva / Divulgação

Na sexta-feira, 30 de dezembro de 2011, o Distrito Federal

ganhou uma lei especial que fortalecerá ainda mais o turismo na região. Publicada no Diário Oficial a lei nº 4.735/2011, de autoria do deputado distrital Joe Valle, teve parecer favorável da Secretaria de Turismo do Distrito Federal que encontrou total conformidade com a Política de Turismo que deseja implantar na região.

“No começo desse mês aprovamos no Conselho de Desenvolvimento do Turismo o texto da proposta de política de turismo para o Distrito Federal. Esse texto está submetido ao governador Agnelo Queiroz e o projeto do deputado Joe estava completamente de acordo com aquilo que prevemos para nossa região. Com certeza fortalecerá ainda mais a prática do ecoturismo por aqui”, explicou o secretário de turismo, Luis Otávio Neves.

A nova lei define o ecoturismo como uma prática de turismo em áreas naturais, com a utilização sustentável dos patrimônios natural, histórico e cultural, que busca sempre a conservação do meio ambiente, além de conscientizar a população e promover o bem-estar.

O texto também prevê que o desenvolvimento do ecoturismo no Distrito Federal será promovido sempre respeitado o disposto na legislação ambiental em vigor fazendo uso racional dos recursos naturais e culturais; reduzindo o consumo exagerado e o desperdício e preservando a diversidade ambiental e cultural.

Para isso, a prática deve sempre buscar minimizar o impacto das atividades turísticas sobre o meio ambiente; integrar o ecoturismo ao planejamento do desenvolvimento do Distrito Federal e garantir a participação das comunidades locais no planejamento do ecoturismo.

“A legalização dessa pratica fortalece toda uma cadeia produtiva. Ela gerará emprego e renda nas nossas áreas rurais, movimentará a economia local e ajudará a desenvolver a região”, explica Neves.

No Distrito Federal existe uma grande variedade de opções para o ecoturismo. O Planalto Central guarda belezas naturais desconhecidas por muitos turistas e moradores.

Ao redor de Brasília há diversas opções incluindo o lazer, a prática de esportes radicais, passeios educativos e a culinária típica. Alguns oferecem pousadas ou locais para camping, além de atrações diversas esperando serem descobertas pela população.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Gabinete da Secr. Estado Turismo do Distrito Federal

  
  

Publicado por em